Meu Império Romano? O facto de cozinhar ser a principal fonte de poluição do ar na maioria das casas.
“Quando você sente o cheiro da comida cozinhando, você está sentindo o cheiro dos produtos químicos que a comida libera naturalmente durante esse processo”, disse-me Dennis French, especialista em qualidade do ar e membro do conselho da Associação de Qualidade do Ar Interior com sede em Alberta, Canadá, em 2023.
Cada vez que você liga seu fogão, você libera poluentes como névoa de óleo e fumaça no ar. Sem ventilação adequada, essas partículas podem penetrar profundamente nos pulmões, onde podem causar irritação (ou pior).
Desde que tive acesso a essas informações, tenho estado atento à ventilação (e à verdadeira diversão em jantares). Infelizmente, o único escapamento em meu lindo apartamento é o ventilador aparentemente inútil embutido em meu micro-ondas de última geração – embora, de acordo com French, mesmo os sistemas com qualidade de restaurante não consigam capturar toda a fumaça e névoa de óleo produzida durante o cozimento.
Então agora, sempre que estou cozinhando em fogo alto, abro uma janela – mesmo no auge do inverno. Quando não está tão frio, abro as duas janelas da cozinha e coloco um ventilador reverso. E nas raras ocasiões em que frito alguma coisa, faço-o na varanda da frente.
Ainda assim, não importa o que ou como eu esteja cozinhando, o purificador de ar responsivo que vive semipermanentemente na minha cozinha começa a funcionar no momento em que as coisas esquentam.
.png)
Purificador de ar Shark NeverChange (HP152)
Um purificador de ar de cozinha dedicado é importante porque coletará muito mais resíduos de óleo, partículas de alimentos e detritos transportados pelo ar do que qualquer outro cômodo da casa. Por esse motivo, eles vão também requerem manutenção e trocas de filtro mais frequentes (é justamente por isso, diz French, que a maioria das marcas aconselha manter seus purificadores longe do fogão).
Ainda assim, a proximidade é importante. O objetivo de um purificador de ar de cozinha dedicado é capturar e filtrar o máximo possível de partículas de gordura e fumaça antes que elas se acomodem em algum lugar ao qual não pertencem, sejam seus pulmões ou os pratos decorativos que você mantém em cima dos armários superiores. Quanto mais próximo o seu purificador estiver da fonte da poluição, diz French, mais partículas ele pode conter.
No entanto, como French apontou, para manter esse tipo de desempenho, você precisará limpar a máquina e trocar os filtros bem antes que o manual ou as luzes de advertência solicitem.
E embora os filtros de substituição possam aumentar, French diz que se você confia em um purificador de ar como sua principal defesa contra a fumaça do cozimento, vale a pena investir em uma máquina de alta qualidade (e seus custos contínuos de manutenção) desde o início.

