Depois de sete sessões de perdas, o Ibovespa finalmente se recuperou nesta semana na quarta-feira, com alta tímida de 0,19%. O impulso, no entanto, não foi suficiente para que o índice encerrasse a semana no azul, em especial após forte recuo na sexta-feira (18). Com isso, Ibov perdeu 2,07% na semana.
Descubra as maiores altas e baixas da Bolsa hoje com nossa ferramenta gratuita
Uma das razões da queda do índice foi a operação de busca e apreensão deflagrada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Investidores ainda avaliam qual pode ser o impacto para as tensões comerciais presentes entre Estados Unidos e Brasil.

Maiores altas
A maior alta da semana, a disparada de GPA (PCAR3), foi causada pela ampliação da fatia da família Coelho Diniz na companhia. A Companhia Brasileira de Distribuição (GPA) informou, na quarta-feira (16), que recebeu correspondência dos Srs. André Luiz, Alex Sandro, Fábio, Henrique Mulford e Helton Coelho Diniz, declarando que suas participações acionárias, em conjunto, atingiram 17,7% do total de ações ordinárias da companhia (ante 10%).
Com o interesse, os papéis subiram com força tanto na quarta quanto na quinta-feira. Na sexta, o Ibov assistiu apenas altas tímidas, com destaque para Vivara (VIVA3), que ganhou 1,35% no dia.
Maiores quedas
Os papéis da Braskem amargaram perdas por duas razões: uma nova ação judicial de R$ 4 bilhões contra a companhia e mais um avanço de Nelson Tanure em direção ao controle da companhia.
Continua depois da publicidade
A companhia comunicou, na semana passada, que a NSP Investimentos e o fundo de investimento Petroquímica Verde pediram autorização ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para uma potencial negociação envolvendo ações da Novonor. A autorização veio na quarta-feira (16) e permitiu transferência de ações da Novonor para o fundo ligado a Tanure.
Já a ação judicial, motivada pela desvalorização de imóveis situados na região afetada pelo afundamento de solo em Maceió, se apresentou com mais um fator de risco para o papel e levou à queda das ações.