O setor de alimentação animal no Brasil apresentou um crescimento de 2,2% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024.
Até o momento, a produção nacional atingiu 43,4 milhões de toneladas de rações e concentrados, demonstrando a força e a resiliência da indústria, mesmo diante de desafios sanitários e comerciais.
Segundo Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações, a cadeia produtiva de proteína animal no Brasil demonstra superação, apresentando crescimento na produção e diversificação dos mercados.
“O país é destacado como um importante fornecedor global de carnes, peixes, ovos e leite. A indústria de alimentação animal no Brasil, por sua vez, tem papel estratégico ao fornecer insumos nutricionais com qualidade e em grande escala, contribuindo para a eficiência produtiva e o fornecimento contínuo desses produtos”, diz.
Dentre os segmentos em maior destaque está o de alimentos voltados para cães, gatos, peixes, pássaros ornamentais e outros animais de companhia, que representa 53,5% do faturamento geral do setor, evidenciando sua relevância econômica e participação expressiva no mercado.
“Durante o primeiro semestre de 2025, a produção de alimentos voltados especificamente para cães e gatos registrou um volume próximo a 2 milhões de toneladas. Esse resultado demonstra a forte demanda por produtos alimentícios para esses animais, consolidando o segmento como um dos principais pilares do setor de produtos para animais de companhia”, destaca Zani.
Fonte: Sindirações, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ sobre o setor de alimentação animal no Brasil
Quantas toneladas de ração e concentrados foram produzidas no Brasil?
Até o momento a produção nacional de ração e concentrados atingiu um montante de 43,4 milhões de toneladas.
Qual a relevância do pet food no setor?
O segmento de alimentação animal voltada para cães, gatos, peixes, pássaros ornamentais e outros animais de companhia representa 53,5% do faturamento geral do setor.
Qual a importância do setor de alimentação animal no país?
A indústria de alimentação animal no Brasil tem um papel estratégico ao fornecer insumos nutricionais com qualidade e em grande escala, que contribui para a eficiência produtiva no país.
LEIA TAMBÉM:
Mercado pet cresce em ritmo acelerado, mas esbarra em desafios de tecnologia na distribuição
Tendências do pet food: o que está em destaque na alimentação animal?
Mercado português de pet food fatura acima de 90 milhões de euros em 2024

