A Itália anunciou neste domingo (15) a contratação de Gennaro Gattuso como novo técnico. O ex-meio-campista chega à seleção tetracampeã do mundo para ocupar a vaga de Luciano Spaletti, que não resistiu à derrota por 3 a 0 para a Noruega, em compromisso válido pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo.
O “furo” a respeito da chegada de Gattuso foi dado por Gianluigi Buffon, ex-goleiro da seleção italiana, no último sábado (14).
“Trabalhamos e agora estamos aguardando os últimos detalhes. O presidente e toda a Federação tiveram dias muito intensos. Acredito que, no fim, tomamos a melhor decisão possível”, declarou Buffon neste sábado à imprensa italiana.
Como técnico, Gattuso ainda não tem nenhum trabalho marcante, mas já passou por Sion, Palermo, OFI Crete, Pisa, Milan, Napoli, Valencia, Olympique de Marseille e Hajduk Split, da Croácia, seu último clube.
‘Rino’ estava livre no mercado desde que deixou o futebol croata e ‘venceu’ a disputa pelo comando italiano após a recusa de Claudio Ranieri, que seguirá com um cargo na Roma.
Depois de vencer a Moldávia por 2 a 0, a Itália só voltará a campo no dia 5 de setembro, para encarar a Estônia, pela quinta rodada da fase de grupos das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026.