PUBLICIDADE

Segredos da longevidade em cães e gatos são revelados em estudo

Um estudo realizado na Coreia do Sul com o intuito de identificar quais fatores interferem na longevidade de cães e gatos pode trazer luz aos aspectos que auxiliam os pets a viver mais. Para a pesquisa foram analisados dados clínicos de milhares de cães e gatos atendidos em seis hospitais veterinários de Seul, que faleceram […]

Um estudo realizado na Coreia do Sul com o intuito de identificar quais fatores interferem na longevidade de cães e gatos pode trazer luz aos aspectos que auxiliam os pets a viver mais.

Para a pesquisa foram analisados dados clínicos de milhares de cães e gatos atendidos em seis hospitais veterinários de Seul, que faleceram entre 2004 e 2022. Dentre as informações coletadas estão raça, sexo, estado reprodutivo e datas de nascimento e óbito.

O que o estudo demonstrou?

Após avaliar os dados os pesquisadorem demonstraram que a idade média de mortalidade dos cães foi de 3.427 dias, o que equivale a cerca de 9,4 anos.

Cães sem raça definida possuem uma longevidade maior do que os de raça pura (Foto: Reprodução)

Com relação ao estado reprodutivo, cachorros castrados viveram significativamente mais do que os não esterilizados. Além disso, cães sem raça definida apresentaram maior expectativa de vida do que os de raça pura.

No caso dos gatos, a idade média de vida foi de 1.965 dias (cerca de 5,4 anos). Os felinos castrados também viveram mais do que os não castrados e, contrariando os índices dos cães, gatos de raça pura tiveram uma média de sobrevivência superior à dos animais sem raça definida.

Baseado nesses dados, pode-se ver que a esterilização reduz o risco de mortalidade em ambas as espécies, assim como a expectativa de vida é maior para animais do sexo feminino.

Porém, há uma diferença entre as espécies. Enquanto os cães sem raça definida vivem mais do que os de raça pura, o oposto acontece com os gatos.

Além disso, os investigadores ressaltaram que os animais na Coreia do Sul têm, em média, uma expectativa de vida inferior à observada em outros países. Dentre os fatores apontados estão ausência de seguros de saúde para animais e a prática comum de tratamentos veterinários “caseiros” por parte dos tutores e sem orientação profissional.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ sobre a longevidade de cães e gatos

A raça pode interferir na longevidade de cães e gatos?

Sim, de acordo com a pesquisa, cães sem raça definida vivem mais do que os de raça pura. Já no caso dos gatos essa relação é oposta, existindo maior expectativa de vida nos de raça pura.

A castração pode fazer os pets viverem mais?

Segundo os dados analisados, animais castrados possuem uma expectativa de vida maior se comparados aos que não passaram por esterilização.

Por que os cães e gatos possuem longevidade menor na Coreia do Sul?

Os autores do estudo acreditam que os cães e gatos na Coreia do Sul possuem expectativa de vida menor devido a falta de seguros de saúde para animais e a prática comum de tratamentos veterinários “caseiros” por parte dos tutores.

LEIA TAMBÉM:

Coreia do Sul vive impasses após a proibição da venda de carne de cachorro para consumo

O que se sabe sobre a pílula antienvelhecimento que promete prolongar a vida dos cães?

Cães e Gatos- Conteúdo Original

Leia mais

PUBLICIDADE