PUBLICIDADE

Robô humanoide russo dança para Putin em evento de IA; assista

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assistiu a uma apresentação curiosa durante a AI Journey International Conference, em Moscou. No evento, ele foi surpreendido por Green, o primeiro robô humanoide russo totalmente integrado a um sistema de Inteligência Artificial e desenvolvido por engenheiros do Sberbank, maior banco do país. Ao aproximar-se de Putin, o robô […]

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assistiu a uma apresentação curiosa durante a AI Journey International Conference, em Moscou. No evento, ele foi surpreendido por Green, o primeiro robô humanoide russo totalmente integrado a um sistema de Inteligência Artificial e desenvolvido por engenheiros do Sberbank, maior banco do país.

Ao aproximar-se de Putin, o robô se apresentou em russo dizendo ser “a primeira personificação física da tecnologia”, afirmando que seus motores e sensores permitem movimentos precisos, equilíbrio e interação segura com seres humanos. Em seguida, pediu permissão para mostrar “alguns movimentos de dança” que teria aprendido com os criadores. Com uma música escolhida por ele, Green iniciou uma pequena performance diante do presidente, que observou tudo impassível. Um dos seguranças chegou a se posicionar discretamente entre Putin e o robô para garantir que não houvesse qualquer risco.

Ao final da demonstração, o presidente limitou-se a dizer: “Muito bonito. Obrigado.”

O espetáculo chega poucos dias depois de outro humanoide russo, também apresentado como pioneiro em IA, ter caído de rosto no chão durante uma feira de tecnologia em Moscou enquanto entrava ao som da trilha de Rocky, episódio que gerou dúvidas sobre o avanço russo no setor, especialmente em meio às sanções ocidentais.

Durante a conferência, Putin defendeu a criação de uma força-tarefa nacional para acelerar o desenvolvimento de modelos de IA generativa, classificados por ele como essenciais para a soberania tecnológica do país. Ele também foi convidado a testar um robô capaz de medir pressão arterial e frequência cardíaca, mas recusou dizendo que já havia feito seu check-up anual.

O Kremlin admitiu ainda que Putin, apesar de incentivar avanços na área, evita utilizar diretamente ferramentas de IA, embora permita que sua equipe faça uso delas no trabalho.
 

Empresa chinesa começa produção em massa de robôs humanoides; assista

Walker S2, da Ubtech, tem fabricação em série para atender pedidos na província de Guangdong; empresa diz que primeira etapa da produção será voltada apenas para uso industrial

Folhapress | 08:00 – 20/11/2025

 
 

Notícias ao Minuto – Conteúdo Original

Leia mais

PUBLICIDADE