Com pedaços de carne de porco crocantes, uma mordida apimentada e um molho de queijo aveludado enriquecido com ovos, o carbonara é tão fácil de fazer para o jantar quanto às 2 da manhã após uma longa noite fora. É um dos pratos de assinatura de Roma e, assim como Cacio e Pepe e outras receitas de massas nessa classe, sua simplicidade exige técnica e ingredientes de qualidade adequados. A carne curada acrescenta uma profundidade salgada ao prato e, embora o Guanciale seja a escolha mais tradicional, pancetta ou bacon em cubos também funcionam bem. As gemas de ovos dão ao molho carbonara sua textura deliciosa e tonalidade dourada, então pegue ovos frescos da fazenda, se puder. E quando se trata de queijo e macarrão, é hora de gastar um pouco mais: compre uma cunha de queijo romano ou parmigiano de verdade e uma bela caixa de espaguete, bucatini ou rigatoni.
Uma palavra sobre a técnica: para obter o brilho de assinatura do molho cremoso, adicionando os ingredientes no momento e temperatura certos é fundamental para qualquer receita de carbonara. Muturar uma xícara de água quente de macarrão na mistura de ovos crus e desligar o fogo antes de adicioná -la ao macarrão ajuda a unir tudo em um molho emulsificado e brilhante sem cozinhar demais as gemas. A partir daí, misture tudo rapidamente e adicione mais água de cozinha para afinar o molho conforme necessário.
No jantar, este prato de macarrão é bom servido ao lado de um prato de verduras, mas quando você está no meio do horário de expedição, pegue um garfo.