Inspirado na torta de creme de noz-pecã ao estilo Amish servida no Das Dutchman Essenhaus em Middlebury, Indiana, este sonho absoluto de sobremesa casa-se com uma base de torta de noz-pecã um tanto tradicional com creme de açúcar mascavo, um travesseiro de chantilly e nozes cristalizadas crocantes.
Essa base está repleta de nozes picadas, mas o verdadeiro ingrediente secreto é um bocado de creme de leite. O laticínio azedo funciona de duas maneiras: primeiro, ajudando a prevenir a cristalização e, segundo, evitando que a torta fique excessivamente doce. Uma porção maior de creme de leite vai para a cobertura batida, dando-lhe um sabor perceptível. Este é outro ponto de equilíbrio do sabor, mas também o estabiliza, para que não chore ou se dissolva no bufê de Ação de Graças.
Alguns truques levam você às múltiplas camadas no menor tempo possível. Primeiro, você vai misturar maioria de o recheio para a camada de nozes e roube cerca de 1 colher de sopa. dele para misturar com as nozes torradas com manteiga para a cobertura. (Você pode fazer as nozes cristalizadas com até 3 dias de antecedência.) Quanto às nozes com manteiga: assim que saírem da frigideira, fique à vontade para preparar o creme na mesma frigideira (o que pode ser feito com até 2 dias de antecedência). Dito isso, também é totalmente possível preparar toda essa receita de torta de creme de nozes no decorrer de uma tarde.