Uma boa receita de purê de batata com alho pode ofuscar até mesmo a alimentação mais chamativa. Adicionar apenas alguns dentes de alho transforma o que poderia ser um simples acompanhamento em algo de charme inegável.
Esta versão usa o allium favorito de todos sem restrições (3 cabeças inteiras, para ser exato), com o alho no centro das atenções. O segredo é embrulhar as cabeças de alho em papel alumínio e assá-las delicadamente no forno. Este cozimento lento suaviza sua nitidez ao mesmo tempo em que realça sua doçura natural e aprofunda seus sabores saborosos e suaves. Os tenros dentes de alho com geléia são misturados ao purê de batatas cozidas logo no final, adicionando um forte sabor de alho, sem qualquer sabor persistente de alho. O purê resultante é saboroso o suficiente para ficar sozinho, mas também combina perfeitamente com todo o resto, sem sobrecarregar o prato.
Dicas e variações
- Alho assado podem ser armazenados na geladeira bem embrulhados em pacotes de papel alumínio com até 3 dias de antecedência. Não há necessidade de reaquecê-los antes de adicioná-los às batatas.
- Batatas Yukon Gold pode ser usado no lugar dos castanhos. Se usar, diminua a quantidade de creme de leite para 1 xícara no total e adicione mais conforme necessário. Evite usar batata doce ou inhame para fazer esta receita.
- Sobras de purê de batata pode ser armazenado em recipiente hermético na geladeira por até 3 dias. Para reavivar sua textura cremosa, pode ser necessário um toque adicional de creme de leite durante o reaquecimento.
Sugestões de serviço
- Servir esse purê de batata com alho como acompanhamento de Ação de Graças com peru assado ou presunto glaceado.
- Decore regue-os com molho, cebolinha, parmesão ralado ou um bocado de creme de leite em vez de manteiga derretida, se preferir.