Esta receita de batatas gratinadas atinge aquele equilíbrio raro: decadente o suficiente para um jantar comemorativo, simples o suficiente para uma noite aconchegante durante a semana. Com batatas russet em fatias finas embebidas em um creme perfumado misturado com alho e tomilho e coberto com uma crosta de Gruyère e parmesão, este prato oferece um conforto rico e em camadas em cada garfada. É o tipo de acompanhamento com gosto de casa, mas elevado.
Quer você chame isso de batata gratinada, batata gra-TAN, batata recortada ou simplesmente “aquele prato de batata com queijo”, esta versão foi projetada para ser reconfortante, agradável e maravilhosamente satisfatória.
Dicas e perguntas frequentes para as melhores batatas gratinadas
- Que tipo de batata devo usar?
Escolha batatas com amido, como russets ou batatas Idaho. Seu maior teor de amido ajuda a engrossar o molho cremoso (é por isso que você também não deve enxaguá-los depois de fatiar). Você também pode misturar ouro Yukon se quiser usar uma variedade. Esses tipos de batatas mantêm a forma quando cortadas em fatias finas, evitando um resultado pastoso. - Como devo fatiar as batatas? Devo descascá-los primeiro?
Use uma mandolina ou uma faca bem afiada para cortar as batatas em fatias finas e uniformes. Fatias uniformes ajudam a garantir que o gratinado cozinhe uniformemente e evitam que batatas mal cozidas se escondam no centro. Se você os descasca ou não primeiro, depende inteiramente de você. Adoramos o visual de um gratinado rústico com casca; se preferir um visual mais elegante, coloque o descascador para funcionar. - Tenho que ferver o creme em fogo baixo?
Aquecer suavemente o creme ajuda a evitar que ele se quebre, resultando em um molho macio e não aguado. Se ferver muito ou reduzir demais, a textura será prejudicada. - Como faço para deixar o topo mais crocante?
Primeiro, não pule as instruções para grelhar no final da receita. Isso dourará a coroa do queijo e deixará as bordas crocantes. Mas, se quiser uma experiência ainda mais crocante, você pode misturar o queijo com pão ralado (de preferência Panko; cerca de ¼ xícara) antes de cobrir o gratinado. - Qual é a diferença entre batatas gratinadas e batatas recortadas?
Os gratinados, que podem ser feitos com vários ingredientes (não apenas batatas), tendem a ser os mais ricos dos dois. Claramente, é o queijo que os diferencia. As batatas recortadas, na sua forma clássica, dispensam o queijo e são assadas num molho simples cremoso ou bechamel. No entanto, muitas receitas americanas fundiram os termos e você verá muitas receitas com títulos como “batatas recortadas com queijo”.

