PUBLICIDADE

Prevenção de acidentes domésticos é fundamental na rotina com pets – Portal Cães e Gatos

Os animais domésticos estão cada vez mais mais próximos dos tutores, inclusive dentro de casa. Essa proximidade é muito positiva, mas também pode predispor a acidentes domésticos. Quedas, queimaduras, choques e intoxicações são algumas queixas comuns que ocorrem dentro de casa e que levam os pets para o hospital veterinário. Veja algumas formas de evitá-los. […]

Os animais domésticos estão cada vez mais mais próximos dos tutores, inclusive dentro de casa. Essa proximidade é muito positiva, mas também pode predispor a acidentes domésticos.

Quedas, queimaduras, choques e intoxicações são algumas queixas comuns que ocorrem dentro de casa e que levam os pets para o hospital veterinário. Veja algumas formas de evitá-los.

Rede de proteção nas janelas e no portão

Item importante para garantir a proteção dos animais em casa, a rede de proteção ajuda a prevenir acidentes, fugas e contusões contra vidros transparentes. Além disso, mantém o pet em casa, impedindo que ele sofra algum acidente na rua, por exemplo.

As telas devem ter 3 cm x 3 cm de tamanho para evitar que os pets coloquem o focinho dentro do buraco e devem apresentar alta resistência contra mordidas, arranhões e “escaladas”.

Mantenha o lixo longe dos pets

Um dos principais acidentes domésticos com animais é a ingestão de restos de alimentos. Ossos pontiagudos e pequenos, cacos de vidro, produtos químicos e embalagens representam um risco grande, podendo inclusive levar os pets a óbito.

Para evitar qualquer acidente desse tipo, deixe as latas de lixo fora do alcance dos pets, de preferência em locais altos e distantes de onde eles costumam circular.

cachorro aprontando em casa
A ingestão de restos de comida e objetos é um dos acidentes domésticos mais comuns (Foto: Reprodução)

Plantas: beleza que pode fazer mal

Muitas plantas que são comuns em casas e apartamentos podem ser tóxicas para os animais de estimação. Exemplos disso são: zamioculca, lírio, comigo-ninguém-pode, antúrio, copo-de-leite, jiboia e costela-de-adão – todas são extremamente danosas para a saúde dos pets.

As plantas causam intoxicação grave e podem levar à falência renal. O ideal é mantê-las longe dos animais ou não as ter em casa.

Quando procurar por um veterinário

Mesmo com todos os cuidados, pode ser que algum acidente doméstico aconteça. Nesse sentido, é muito importante identificar sinais de alerta no pet, como vômitos, salivação em excesso, convulsões, dificuldade para respirar, desmaios e sangramentos.

A qualquer sinal desses sintomas, procure uma emergência veterinária para realizar o tratamento adequado.

Fonte: Conversation News, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ sobre a prevenção de acidentes domésticos com pets

Quais são os acidentes domésticos mais comuns com pets?

Ingestão de restos de comida, ossos e plantas, quedas e fugas estão entre os principais acidentes que podem acontecer com os pets em casa.

Quais os sinais de que um cão ou gato não está bem?

Dentre os principais sinais de acidentes domésticos com pets estão vômitos, salivação excessiva, convulsões, dificuldade para respirar, desmaios e sangramentos.

Qual o melhor tipo de tela para casas com animais de estimação?

O tamanho ideal das telas é de 3 cm x 3 cm em cada vão para evitar que os pets coloquem o focinho dentro do buraco.

LEIA TAMBÉM:

Enjoo em cães: o que causa, como prevenir e quando buscar ajuda veterinária

Perigos Verdes: saiba quais plantas oferecem riscos aos pets

Uso inadequado de produtos de limpeza compromete a saúde dos animais de estimação

Cães e Gatos- Conteúdo Original

Leia mais

PUBLICIDADE