PUBLICIDADE

Portaria do MAPA define novos limites para micotoxinas em alimentos para cães e gatos – Portal Cães e Gatos

O Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) aprovou a portaria SDA/MAPA nº 1412, de 03 de outubro de 2025, que define novos limites máximos de micotoxinas em produtos destinados à alimentação de cães e gatos. As micotoxinas são metabólitos secundários produzidos por fungos filamentosos. Elas são divididas em grupos, chamados […]

O Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) aprovou a portaria SDA/MAPA nº 1412, de 03 de outubro de 2025, que define novos limites máximos de micotoxinas em produtos destinados à alimentação de cães e gatos.

As micotoxinas são metabólitos secundários produzidos por fungos filamentosos. Elas são divididas em grupos, chamados de aflatoxinas, que variam de B1, B2, G1 e G2, sendo produzidas por algumas espécies de fungos do gênero Aspergillus.

Com a nova determinação, o limite máximo de micotoxinas em produtos destinados à alimentação animal da categoria alimento para cães e gatos é:

  • Aflatoxina B1: limite máximo de dez microgramas por quilograma; ou
  • Aflatoxina total: limite máximo de vinte microgramas por quilograma.

 

Dessa forma, os produtos destinados à alimentação animal desta categoria que ultrapassam os limites máximos de micotoxinas dispostos nesta Portaria são considerados impróprios para uso ou consumo animal.

A nova regulamentação entra em vigor em 1º de julho de 2026.

Fonte: Legisweb, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ sobre as micotoxinas em alimentos de cães e gatos

O que são esses compostos?

As micotoxinas são metabólitos secundários produzidos por fungos filamentosos, dentre eles, os fungos do gênero Aspergillus.

Qual o limite máximo de micotoxinas nos alimentos para pets?

Para a Aflatoxina B1 o limite máximo é de dez microgramas por quilograma e da Aflatoxina total é de vinte microgramas por quilograma.

Quando a nova portaria entra em, vigor?

A portaria entra em vigor em 1º de julho de 2026.

LEIA TAMBÉM:

Leste Europeu desponta como novo centro estratégico da indústria de pet food

Brasil lidera setor de pet food na América do Sul

Setor de Alimentação Animal cresce no primeiro semestre de 2025

Cães e Gatos- Conteúdo Original

Leia mais

PUBLICIDADE