Como editor, existem certas regras (ou “não-não”, como eu digo) que você é ensinado a seguir: sem tábuas, nenhum representante e certamente nenhum uso excessivo de pontos de exclamação. Então, quando comecei a notar o último aparecendo nos títulos contemporâneos de livros de receitas, tive que desvendar o mistério. Por que essa pontuação efusiva estava em todos os lugares?
Livro por livro, os pontos de exclamação apareceram: Dolci!, Data quente!, Doce fazenda!, Cozinhe na Coréia!Assim, Você conseguiu isso!, os quatro Faça-o baseado em plantas! livros, Galette!. Talvez fosse uma muleta inteligente para títulos de um único sujeito? Uma dose de afirmação positiva para livros de formação de declarações?
Para destilar a própria essência de um livro de uma página de 100 e poucos anos em um título mediano não é uma tarefa fácil. “Os títulos de livros de receitas costumavam ser mais longos, agora eles provavelmente são quatro palavras. Galette! Autor Rebecca Firkser. A foto e o título da capa precisam causar uma impressão instantânea e duradoura e convencer alguém a pegar e comprar seu livro. Firkser explica: “Você deve dizer isso rapidamente, insuficiente e de uma maneira voz”.
Por fim, Firkser pousou em “Galette” – De acordo com ela, parecia limpo, composto e elegante. Mas ao lançar para sua editora, eles perguntaram:“ é “Galette ” Interessante o suficiente? ”. Firkser continuou conversando com um amigo redator, que sugeriu adicionar o ponto de exclamação.“ Imediatamente, eu era assim. Eu realmente não acho que isso traz voz, mas você diz isso em um tom de voz diferente, literalmente. E transmite uma brincadeira, um ‘divertido aqui’, que me parece importante em um livro de massa que pode parecer intimidador para as pessoas. ”
Quando o editor de elementos de Simon em chefe Doris Cooper trabalhou em Você conseguiu isso! Com a autora Diane Morrisey, eles sentiram um impulso semelhante a esmagar preventivamente qualquer ansiedade que um leitor possa ter ao cozinhar. Cooper diz: “Às vezes há uma frase que um autor repete e essa é a marca registrada deles. Para Diane”, ‘Você conseguiu isso! ‘ Realmente refletiu esse espírito do livro e sua própria experiência como cozinheira autodidata. ” As palavras oferecem uma promessa aos cozinheiros domésticos de que o livro será acessível a eles. A exclamação significa exuberância e enfatiza a confiança. Eu realmente acredito que é assim que seus fãs a ouvem. ”
Essa micro tendência pode parecer um pequeno pontinho no amplo mundo dos livros de receitas, semelhante ao onipresente “ish” de 2024 (Grego, latim-ish, caseiro), que desde então diminuiu notavelmente. Mas nos diz algo sobre as maneiras pelas quais os tons e os espíritos dos livros de receitas mudaram. Esses livros, e os autores que os criam, estão se esforçando para compartilhar algo mais pessoal com os leitores, uma voz distinta que sinaliza conforto e mostra você com positividade com o mínimo de palavras possível.
Mas, a menos que as vendas subirem rapidamente (e o tempo dirá), eu apostaria que os editores voltarão a editar essa pontuação – assim como normalmente o têm.

