A baunilha é a espinha dorsal de quase todas as sobremesas americanas. Seu sabor floral e caramelo está no centro de sobremesas como crème brûlée e bolo inglês. Em algo como Bolo de Chocolate com Cobertura de Manteiga Marrom, o extrato de baunilha sustenta os sabores profundos do cacau enquanto realça o sabor de nozes da cobertura. Em nosso Summer Berry Stovetop Crisp, ele adiciona um sabor quente à fruta picante.
Há muito a considerar ao escolher que tipo de baunilha comprar: você deve escolher pasta, pó ou extrato de baunilha – talvez até um grão inteiro ou a menos conhecida baunilha moída? Madagascar, taitiano, mexicano? Dobra simples ou dupla? Você deveria fazer seu próprio extrato de baunilha?
Cada formato e origem geográfica possui características próprias. A proveniência das vagens de baunilha (e sua variedade correspondentemente única) determinará parte de seu sabor. As versões moídas têm sabor mais intenso em volume do que o extrato – assim como as pastas de baunilha, em menor grau. As baunilhas duplas são duas vezes mais concentradas que as simples, resultando em extratos com cor mais escura e sabor e aroma mais intensos.
Em caso de emergência, o extrato de baunilha pode ser usado como substituto da pasta e do pó (e vice-versa), de acordo com Shilpa Uskokovic, evangelista da pasta de baunilha e editora sênior de cozinha de testes. Uma diferença significativa, diz ela, é que a pasta de baunilha deixa manchas de fava de baunilha no produto final. Ver aquelas manchas de fava de baunilha às vezes pode enganar as pessoas, fazendo-as pensar que estão provando mais sabor de baunilha. De todas essas opções, o extrato de baunilha costuma ser o mais acessível (por isso é o formato frequentemente especificado nas receitas). A imitação de baunilha, feita de vanilina sintética, é ainda mais acessível e pode ser usada como substituto 1:1, mas não proporciona o mesmo sabor redondo que um extrato puro.
Então, em um supermercado repleto de opções, qual extrato de baunilha puro é o melhor para sua confeitaria? Realizamos um teste cego de 13 marcas para determinar o extrato de baunilha mais saboroso e aromático que você pode comprar nas lojas ou online.
Como escolhemos os produtos
Começamos nossa busca pelo melhor extrato de baunilha pesquisando a equipe da Bon Appétit sobre suas marcas preferidas. Não é de surpreender que a pergunta tenha gerado uma enxurrada de respostas e um debate animado. Também examinamos marcas conhecidas de supermercados, como Trader Joe’s e Whole Foods’ 365, e examinamos outros testes de sabor de extrato de baunilha para ver quais marcas são frequentemente incluídas e quais são esquecidas.
Excluímos os extratos de baunilha duplos e sem álcool, pois suas formulações seriam marcadamente diferentes dos extratos padrão comumente usados na maioria das receitas. Não testamos vários vanillas de origem única de marcas que fabricavam vários, raciocinando que os genéricos seriam mais acessíveis e mais fáceis de encontrar. Por fim, também excluímos as imitações de baunilha, que – embora tenham seu lugar em receitas como bolo de confete – são, em última análise, um jogo diferente do verdadeiro extrato de baunilha puro.
Como configuramos nosso teste de sabor
Aparentemente, pode-se sentir o sabor do extrato de baunilha sozinho – mas isso não é realmente aconselhável. É muito mais fácil detectar os aromas e sabores únicos de um extrato de baunilha quando ele é diluído em uma base de sabor neutro, como leite integral ou uma solução de água com açúcar. Para isso, provamos cada extrato de baunilha em um copo de leite integral resfriado na diluição de 2%: 1 colher de chá de extrato em 1 xícara de leite.