A crise política do Corinthians ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (3) depois que as torcidas organizadas do clube invadiram o Parque São Jorge cobrando a reforma do estatuto.
Segundo apuração da ESPN, cerca de 200 pessoas entraram no local e trancaram os portões com corrente e cadeado. Em seguida, se locomoveram para o quinto andar, onde fica a administração do clube.
Além do cadeado, ainda foi exposta uma faixa com os dizeres: “Luto: fechado por má administração”.
Após a ocupação do local, a Tropa de Choque foi acionada e chegou ao Parque São Jorge minutos depois.
Em nota assinada pelas principais organizadas do clube, são pedidos a reforma do estatuto, direito de voto aos sócios-torcedores e punição a responsáveis pelas dívidas da instituição.
A nota ainda afirma que não há preferência por um lado dentro da crise política do Corinthians e fala que a ocupação é o início da “revolução”.
Os membros que participaram do movimento foram recebidos pelo presidente em exercício, Osmar Stabile, em uma reunião que durou cerca de meia hora de forma pacífica.
Na conversa, foi prometido que ocorrerá um mapeamento da base para que ocorram mudanças da organização desse setor, mas que outros tipos de pedidos ainda não poderão ser realizados por Stabile, já que seu mandato terá duração de 60 dias.
Veja a nota oficial divulgada em conjunto pelas organizadas:
TORCIDAS ORGANIZADAS OCUPAM O PSJ CONTRA AS MÁS ADMINISTRAÇÕES QUE PREJUDICAM O CLUBE E EXIGEM MUDANÇAS IMEDIATAS
As torcidas organizadas do Corinthians — Gaviões da Fiel, Camisa 12, Pavilhão Nove, Estopim da Fiel, Coringão Chopp e Fiel Macabra —, junto aos associados do clube e demais torcedores corinthianos, estão, neste momento, ocupando o Clube Social, em um ato de resistência contra o sistema político que vem prejudicando o Sport Club Corinthians Paulista há décadas.
O protesto ocorre de forma pacífica e exige MUDANÇAS URGENTES e ESTRUTURANTES, para que, de fato, esse cenário não continue a se repetir e a prejudicar ainda mais o SCCP.
O Corinthians sangra há anos nas mãos de gestões incompetentes, amadoras, omissas e elitistas, que viraram as costas para quem sustenta esse clube há mais de 114 anos: O POVO!
As exigências são claras e inegociáveis:
• FIEL TORCEDOR COM DIREITO A VOTO;
• MUDANÇA IMEDIATA DO ESTATUTO!;
• PUNIÇÃO AOS RESPONSÁVEIS QUE DEIXARAM DÍVIDAS EM SUAS GESTÕES.
Não aceitaremos mais:
• A volta de grupos como Renovação e Transparência, que afundaram o clube em dívidas e escândalos; • Promessas vazias e o velho coronelismo, que só prejudica a verdadeira democracia corinthiana; • Um Corinthians sequestrado por famílias, empresários e interesses que não representam a Fiel Torcida Corinthiana; • Um Conselho omisso e desqualificado, composto por pessoas que se acham no direito de protagonizar o absurdo lastimável que presenciamos no último final de semana.
O CORINTHIANS NÃO TEM DONO E VAMOS FAZER VALER A SUA ESSÊNCIA DO POVO E PARA O POVO!
Não aceitaremos que esse sistema corrompido e claramente ineficaz continue decidindo o futuro de milhões de corinthianos. O Corinthians é do povo, e é o povo que vai resgatá-lo, reconstruí-lo e devolvê-lo para de onde nunca deveria ter saído: SUA TORCIDA!
Nossa reivindicação é pela nossa instituição, como sempre foi. Nosso único lado é o Corinthians. Não estamos com lado A ou lado B. Queremos a expulsão de todos os responsáveis que colocaram o SCCP nessa situação lastimável.
A REVOLUÇÃO CORINTHIANA COMEÇA AGORA!