A massa de ar frio de origem polar segue atuando com força nesta quarta-feira (2), derrubando as temperaturas em várias regiões do Brasil.
Segundo a Climatempo, os efeitos do frio atingem a região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, além de avançarem até áreas mais ao sul da região Norte, como Rondônia e Acre, onde ocorre o fenômeno conhecido como friagem.
Geada e frio extremo no Sul
No Sul, o amanhecer será gelado, com risco de geada em grande parte do Rio Grande do Sul, centro-oeste e sul de Santa Catarina, além do extremo sul e sudoeste do Paraná.
Porto Alegre pode registrar mínima de apenas 1 °C, enquanto Florianópolis amanhece com 4 °C, ambas com risco de geada. Curitiba permanece nublada, com garoa ou chuva fraca ao longo do dia e máxima de apenas 9 °C nesta quarta-feira, caracterizando uma tarde gelada.
Os meteorologistas apontam a possibilidade de novos recordes de menor temperatura mínima do ano em todas as capitais da região Sul. Apesar do mar agitado na costa do Sul, assim como na do Sudeste, não há alerta de ressaca emitido pela Marinha do Brasil.
Perigo de chuva volumosa no Rio de Janeiro
No Sudeste, a frente fria se afasta da costa, mas a circulação dos ventos do oceano em direção ao continente, somada à atuação de um cavado meteorológico em níveis médios da atmosfera, favorece a ocorrência de chuva persistente no litoral paulista e no estado do Rio de Janeiro. A Climatempo emitiu alerta de perigo para chuva volumosa na capital fluminense.
Em São Paulo, o dia será úmido, com chuva fraca a moderada e temperatura máxima de apenas 14 °C, podendo registrar a tarde mais fria de 2025 até agora.
Amanhecer frio e ar seco no Centro-Oeste
No Centro-Oeste, o amanhecer será gelado no sudoeste e extremo sul de Mato Grosso do Sul, com mínimas mais baixas.
O sul de Mato Grosso terá manhãs frias, mas as temperaturas sobem gradualmente à tarde. Goiás e Distrito Federal terão tempo firme, seco e ensolarado, com umidade relativa do ar abaixo dos 30% no norte goiano, leste e nordeste de Mato Grosso.
Temporais isolados no Norte e Nordeste
No Norte, há previsão de temporais para o norte e noroeste do Amazonas, além da metade oeste de Roraima. Chove de forma moderada a forte no centro-norte do Amazonas, norte do Pará e no Amapá. Por outro lado, a umidade do ar fica abaixo dos 30% no sudeste do Pará, Tocantins, sul do Maranhão, sul do Piauí e interior da Bahia.
No Nordeste, há alerta para temporais no litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte, causados pela infiltração marítima. Também são previstas chuvas fortes no norte do Ceará.
Os meteorologistas alertam para cuidados redobrados com o frio intenso, riscos de geada no Sul, além de chuvas volumosas no Sudeste e temporais isolados em áreas do Norte e Nordeste nesta quarta-feira.