“Quem dera se eles fossem eternos” é uma das frases mais usadas pelos apaixonados por cães. Infelizmente, essa ainda não é uma realidade, mas podemos estar perto de prolongar a vida dos pets. Isso é o que promete a startup americana Loyal, que está desenvolvendo uma pílula antienvelhecimento para cachorro.
Por mais que o produto ainda não esteja sendo comercializado, em fevereiro deste ano a agência governamental FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos – em tradução) considerou que o fármaco tem uma “expectativa razoável de eficácia”.
Esse parecer favorável é o primeiro passo para que a medicação seja aprovada pelo órgão, o que, segundo a empresa, há expectativa de acontecer até o final de 2025.

O que esperar da pílula antienvelhecimento?
Chamada de LOY-002, de acordo com a Loyal, a pílula antienvelhecimento pode proporcionar, no mínimo, um ano de vida saudável a mais para um cachorro.
A medicação tem como finalidade agir sobre a disfunção metabólica, ajudando a retardar o início de doenças associadas à idade ou reduzir seu impacto. A partir disso, o medicamento pode aumentar a longevidade do animal.
Desde o ano passado o fármaco está sendo testado e para os testes foram recrutados 1.000 pacientes caninos em 70 clínicas veterinárias nos Estados Unidos.
“O estudo STAY é nosso ensaio de campo fundamental. Este é o componente-chave para obter a aprovação do FDA para o LOY-002”, disse Brennen McKenzie, VMD, MSc, MA, diretor de Medicina Veterinária da Loyal em uma entrevista.
Fonte: dvm360, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ sobre a pílula antienvelhecimento para cães
Como a medicação age no organismo dos cães?
A finalidade do LOY-002 é melhorar a saúde metabólica de cães para reduzir o impacto de doenças associadas a idade e prolongar a longevidade dos animais.
Como estão sendo os testes da pílula antienvelhecimento para cães?
O estudo STAY, que é o ensaio clínico utilizado para verificar a eficácia do LOY-002, está sendo realizado em 1.000 pacientes caninos de 70 clínicas veterinárias nos EUA. Durante os testes os animais estão recebendo um comprimido diário com sabor de carne bovina e a Loyal está avaliando a resposta dos cães.
A pílula antienvelhecimento para cães já está à venda?
Não, por enquanto a medicação está em fase de testes no Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM:
Medicamento desenvolvido na USP busca aliviar a dor de cães com osteoartrite
Gatos idosos também precisam de nova dieta — Entenda o motivo
Alerta de baixas temperaturas: Como minimizar as dores articulares dos pets idosos no frio?