Procurando a receita definitiva de purê de batata? Pare de clicar. Esta receita fácil produz resultados extremamente fofos e ultra-cremosos que complementarão o peru de Ação de Graças, o bolo de carne durante a semana, o frango frito de domingo e qualquer outra coisa que você possa imaginar para servir com uma pilha de nuvens de batata.
Os Yukon Golds reinam supremos aqui – ricos em sabor e naturalmente sedosos, mesmo antes de você adicionar laticínios, mas sim, os russets funcionam bem. A técnica é tão importante quanto as batatas. Fervemos as batatas com suas peles em água bem salgada para preservar a textura e o sabor. Em seguida, passamos por um espremedor ou moinho de alimentos para torná-los macios, sem torná-los pegajosos. Laticínios quentes infundidos com alho e alecrim fresco e uma generosa noz de manteiga misturam-se perfeitamente para criar aquele final sonhador que derrete na boca.
Fique à vontade para preparar este acompanhamento com um dia de antecedência (guarde em um recipiente hermético na geladeira). Reaqueça delicadamente com um pouco de leite e um pacotinho extra de manteiga. E quando o molho está ralo ou faltando? Uma guarnição de creme de leite, um pouco de cebolinha ou um pouco de manteiga derretida com sal sempre ajuda.
Dicas para o melhor purê de batata
- Que batatas usar: As batatas Yukon Gold são, sem dúvida, as melhores batatas para purê. Têm sabor naturalmente amanteigado e bom nível de amido que confere uma textura extremamente cremosa. Mas você também pode usar batatas Idaho ou russet, ou até mesmo uma combinação, se preferir.
- Sal cedo, fortemente. A água em que você ferve as batatas é sua primeira e melhor chance de temperar as batatas por dentro. Underseason isso, e isso mostra.
- Mantenha a pele enquanto cozinha. Isso evita que a polpa absorva muita água e evita que o purê fique pastoso.
- Use um espremedor ou moinho de alimentos – não um espremedor de batatas. Essas ferramentas proporcionam um purê fino e arejado, sem transformar os amidos em cola. Leia mais sobre por que gostamos de espremedores para purê de batata.
- Aqueça seu laticínio. Usar leite ou creme frio esfriaria o purê e retardaria a absorção; para o purê de batata mais cremoso, é fundamental primeiro aquecer qualquer laticínio líquido. Sua manteiga, entretanto, deve estar em temperatura ambiente fria, não derretida, pois a manteiga derretida se separará do purê.
- Adicione o líquido gradualmente. Dependendo do tamanho das batatas, do frescor, do corte e de outros fatores, elas podem precisar de mais ou menos umidade para atingir a consistência desejada. Adicione a mistura de creme em medidas de ½ xícara até ficar do seu agrado, lembrando que vai engrossar um pouco durante o repouso.
- Avance com confiança. Esse purê de batata reaquece lindamente, mas se você quiser ainda mais orientação, experimente nossa receita de purê de batata preparado.