PUBLICIDADE

Não quero crer que 2026 já começou, diz Haddad sobre embate Governo x Congresso

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (27), em entrevista à GloboNews, não saber por que os líderes do Congresso teriam mudado de ideia depois de uma reunião com o governo, e que teria levado à aprovação do projeto legislativo que sustou os efeitos do decreto que elevou o Imposto sobre Operações Financeiras […]

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (27), em entrevista à GloboNews, não saber por que os líderes do Congresso teriam mudado de ideia depois de uma reunião com o governo, e que teria levado à aprovação do projeto legislativo que sustou os efeitos do decreto que elevou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Perguntado se a resposta passa pelo diagnóstico de que a disputa das eleições de 2026 já começou, ele afirmou: “Não quero crer”.

“Eu saí [da reunião com Motta e Alcolumbre] de que o encaminhamento estava feito. O que aconteceu depois eu não sei”, disse.

Segundo Haddad, o governo ainda não definiu se de fato irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar a decisão dos parlamentares, mas admitiu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu parecer da Advocacia Geral da União (AGU) a respeito dessa posibilidade.

“A própria Constituição diz que o decreto do presidente tem que respeitar os parâmetros estabelecidos em lei. Isso foi feito”, disse o ministro. “O advogado geral da União recebeu hoje em consulta do presidente com a seguinte pergunta: o decreto legislativo usurpa prerrogativas da Presidência da República? Se sim, recorra. Se não, vamos negociar.”

(matéria em atualização)

Infomoney – Conteúdo Original

Leia mais

PUBLICIDADE