Padma Lakshmi estava determinada a nunca mais sediar uma competição de culinária. Mas depois de tirar alguns dias para relaxar na praia, ela estava indo filmar Copa Culinária da América, o novo programa de competição de culinária que irá ao ar na CBS no próximo ano.
Lakshmi, que passou quase 17 anos como apresentadora e produtora executiva Melhor chef antes de deixar o cargo em 2023, estava, compreensivelmente, exausto com o formato. “Eu realmente não queria voltar ao gênero”, diz ela. “Eu simplesmente senti que fazia parte do legado de um programa que é tão querido e bem-sucedido e que realmente parecia o padrão ouro.” Mas a CBS fez uma oferta que Lakshmi não podia recusar: a chance de criar e projetar o programa de competição de culinária dos seus sonhos.
Embora ela sirva como apresentadora na tela, Lakshmi está muito animada com seu papel fora das câmeras como criadora do programa. “Passei muito tempo conversando sobre a cinematografia e a linguagem visual do espetáculo”, explica ela. Seus anos de experiência moldaram o formato do projeto – embora ela não se preocupe com os detalhes, será desprovido das coisas que mais a incomodam nas competições de culinária. “Na verdade, estamos eliminando todos os recursos, eliminando a concorrência para focar na pureza da culinária.”
Lakshmi está determinada a criar um novo programa de competição legado, centrado na experiência e liderança, não na jogabilidade. “Quero criar uma nova instituição que reflita a culinária americana e diferente das tradições afrancesadas que herdamos e engolimos neste país – especialmente no que diz respeito à gastronomia requintada”, explica ela. “A França tem o Bocuse d’Or, há também as Olimpíadas IKA na Alemanha, e eu queria criar uma instituição americana que os chefs gostariam de ganhar, da mesma forma que todo ator quer um Oscar ou um cantor quer ganhar um Grammy.” O generoso prêmio monetário de um milhão de dólares contribuirá muito para ajudar a estabelecer a importância do programa. “Um milhão de dólares é quatro vezes o que qualquer (outro programa) está distribuindo”, diz ela, ficando mais animada enquanto fala.
Desde que deixou o Top Chef, Lakshmi permaneceu extremamente ocupada – possivelmente ainda mais. Uma vez Copa Culinária da América termina as filmagens, ela começará a promover seu novo livro de receitas, Padma é totalmente americana. Disponível em novembro, é um livro que está sendo feito há sete anos – seu parceiro de produção deu uma olhada em sua proposta inicial de livro e a sugeriu como base para seu popular programa de comida e viagens Prove a Nação.
.jpg)
Padma’s All American: contos, viagens e receitas de “Taste the Nation” e além
Apresentando receitas, fotografias e histórias do programa, Lakshmi diz que há muito mais do que isso. “Algumas delas são pessoais, outras são de Chefe de cozinha, mas todas as fotos que você vê no livro – exceto as belezas das receitas – foram todas tiradas na estrada”, diz ela. Além de fazer a curadoria de receitas rigorosamente testadas, ela também se dedica à narrativa de histórias, com ensaios e perfis de pessoas que conhece ao longo do caminho. “São os últimos cinco anos da minha vida na estrada.”

