Um grande incêndio consumia nesta sexta-feira uma fábrica de Vitoria, provocando uma grande coluna de fumaça que levou as autoridades a ordenarem o confinamento de dois bairros da cidade, que fica localizada no norte da Espanha.
“Devido ao incêndio que está ocorrendo na fábrica [da empresa] LEA, foi ativado o Plano de Emergência Municipal”, escreveu a prefeitura da cidade basca no X, sem que haja registro de feridos.
Se declara un incendio en la empresa LEA de Vitoria con llamas de varios metros y explosión de varios elementos en el recinto de la fábrica. El origen podría estar en las labores que llevaba a cabo un camión cisterna con producto químico.
📽@RTVEPaisVasco… pic.twitter.com/aMcZZALhub
— RTVE Noticias (@rtvenoticias) June 20, 2025
As autoridades “determinaram o confinamento das residências dos [bairros de] Abetxuko e Arriaga, além da evacuação das fábricas no quarteirão onde se localiza a área afetada”, informou a prefeitura em um comunicado.

Organize sua vida financeira com a IA
No mesmo texto, as autoridades municipais explicaram que o “fogo continua consumindo garrafas de hidrogênio próximas ao núcleo do incidente. As explosões dessas garrafas obrigaram um recuo das equipes de emergência”.
A espessa coluna de fumaça era visível à distância, confirmou um jornalista da AFP. De acordo com o veículo local Diario de Álava, que citou fontes das autoridades, o fogo começou em uma das máquinas da fábrica.