PUBLICIDADE

Exportações do mercado pet ganham força com interesse saudita em produtos brasileiros

O mercado pet brasileiro está aquecido e cada vez mais alcançando novos patamares. No momento, o grande foco estão sendo os países árabes, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes, assim como alguns territórios da América Latina. O mercado saudita está longe de performar entre os principais compradores de produtos pet do Brasil. Porém, […]

O mercado pet brasileiro está aquecido e cada vez mais alcançando novos patamares. No momento, o grande foco estão sendo os países árabes, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes, assim como alguns territórios da América Latina.

O mercado saudita está longe de performar entre os principais compradores de produtos pet do Brasil. Porém, com o crescimento da população de animais de estimação no país as expectativas estão elevadas.

Segundo o presidente-executivo do Instituto Pet Brasil (IPB), Caio Villela, entre 2020 e 2024 a população de gatos cresceu 123,2%, chegando a 2,1 milhões de animais. Já a população de cães aumentou 99,7%, representando um total de 295,5 mil animais, e a população de pássaros cresceu 29,3%, chegando a 167 mil animais.

De acordo com ele, o crescimento de aproximadamente 1,1 milhão de gatos no período, combinado com investimentos significativos tanto do setor privado quanto governamental no mercado pet saudita, cria uma demanda substancial por produtos brasileiros, especialmente pet food para gatos.

Quem são os principais compradores de produtos pet brasileiros?

Atualmente, o maior importador de produtos pet brasileiros é a Colômbia. Depois dela vem Uruguai, Emirados Árabes Unidos, Bolívia e Chile.

“Acreditamos que a ligação histórica do Brasil com os países árabes, e a crescente popularização dos pets nessa região – principalmente os felinos – são elementos que mostram o potencial desse mercado para nossa indústria”, explica Villela.

Em 2024 o valor das exportações do setor chegou aos US$ 580,5 milhões (R$ 3,237 bilhões), conforme dados IPB. Esse número representa um crescimento de 29% em relação ao ano de 2023 e, dentre os produtos mais exportados, estão os pet food, que correspondem a 86,11% do total das vendas do ano passado, seguidos de pet care, representando 11% do total.

“Esse valor de quase 90% das vendas mostra um forte desempenho do pet food nas exportações e da nossa competitividade neste segmento. Já o valor das exportações de pet care sugere uma diversificação positiva em produtos de maior valor agregado”, explica o presidente-executivo do IPB.

Apesar das boas notícias para o setor de pets, as projeções de faturamento para 2025 do IPB não são tão positivas. Para este ano a previsão é que ocorra uma retração de 3,7% na produção nacional.

“Temos potencial para ser um ator mais relevante no mercado mundial, mas para isso é preciso superar os desafios internos. A manutenção do crescimento do mercado pet saudita tem sido vista por nós como uma oportunidade que o setor trabalha para aproveitar”, completa Villela.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ sobre o mercado pet brasileiro

Quais os principais importadores de produtos pet brasileiros?

Hoje, o maior importador de produtos pet brasileiros é a Colômbia, seguida de Uruguai, Emirados Árabes Unidos, Bolívia e Chile.

Por que os países árabes estão de olho no mercado pet do Brasil?

O principal motivo para o interesse dos países árabes no mercado pet brasileiro é o crescimento da população de animais de estimação nestas nações. Para se ter um parâmetro, de 2020 a 2024 o número de gatos aumentou 123,2%, chegando a 2,1 milhões de animais, e de cães cresceu 99,7%, representando um total de 295,5 mil.

Qual a principal oportunidade do mercado pet brasileiro em relação aos países árabes?

A principal oportunidade para o Brasil é o segmento de pet food para gatos.

LEIA TAMBÉM:

Brasil amplia exportações com abertura de mercado mexicano para alimentação animal

Reforma tributária ignora a indústria pet e gera preocupações no Brasil

Empresa brasileira aposta em proteína de inseto na alimentação pet

Cães e Gatos- Conteúdo Original

Leia mais

PUBLICIDADE