Você já se perguntou se o seu cão possui algum problema de visão, como a miopia? É muito comum que os animais apresentem doenças similares aos seres humanos e, na realidade, a miopia é uma delas.
Com isso, quando a visão dos cães é comparada com a das pessoas, na prática, todos são considerados um pouco míopes, pois não enxergam tão bem de longe.
Para compensar esse aspecto, conseguem ver melhor em ambientes com pouca luz e têm uma maior percepção de objetos em movimento – características típicas de um predador.
No entanto, mesmo assim, existem variações individuais de cão para cão, e alguns podem ser mais míopes que os outros dependendo do formato do olho (a miopia ocorre quando a imagem é formada antes da retina). O mesmo acontece com gatos, cavalos e outros animais.
Tutores podem perceber a má visão quando seus pets não enxergam bem os brinquedos de longe ou não reconhecem pessoas conhecidas à distância.

Em teoria, os testes para medir o grau do problema são os mesmos usados em humanos, como a retinoscopia, mas eles não são utilizados em animais para diagnósticos individuais.
Esses métodos, porém, podem ser aplicados em alguns estudos epidemiológicos. Um artigo científico, por exemplo, descobriu que o poodle é uma raça especialmente míope, com 77% dos indivíduos tendo um grau alto de desfoque. Também não há tratamento para a condição.
“Diferente dos humanos, que precisam da visão principalmente para a leitura, os animais se adaptam muito bem com a perda visual”, explica Kelly Pontes, oftalmologista veterinária e doutora pela Universidade Federal de Viçosa.
Logo, cachorros e gatos não precisam de óculos. Entretanto, isso não significa que uma eventual perda visual dos pets possa ser totalmente ignorada, segundo a especialista.
Outras condições podem causar problemas na visão dos pets, como glaucoma, lesões na córnea e insuficiência lacrimal, e esses diagnósticos precisam ser descartados em exames veterinários.
Fonte: Superinteressante, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ sobre a miopia em cães
Os cães enxergam bem de longe?
Não, a realidade é que os cães não possuem uma boa visão para longe, o que pode ser considerado um grau de miopia.
Como diagnosticar a miopia em cães?
Por mais que existam alguns testes que possam ser usados para diagnosticar o problema, como a retinoscopia, na prática eles não são utilizados na Medicina Veterinária.
Quais problemas oculares podem diminuir a visão dos cães?
Algumas condições que podem prejudicar a visão e os olhos dos cães são glaucoma, lesões na córnea e insuficiência lacrimal.
LEIA TAMBÉM:
Prolapso da Glândula da Terceira Pálpebra: qual a melhor conduta de tratamento?
Conheça quatro doenças oculares mais comuns em cães
Como diagnosticar e tratar a úlcera de córnea em cães e gatos?