PUBLICIDADE

especialista aponta 5 benefícios da suplementação para minimizar esse problema – Portal Cães e Gatos

Muitos problemas enfrentados pelos seres humanos também atingem os pets. Um exemplo disso, é a ansiedade, que pode gerar uma série de prejuízos para a saúde e bem-estar dos animais de estimação. Felizmente, existem formas de minimizar essa condição. Pesquisas mostram que a inclusão de suplementos dietéticos pode trazer benefícios significativos, especialmente quando associados a […]

Muitos problemas enfrentados pelos seres humanos também atingem os pets. Um exemplo disso, é a ansiedade, que pode gerar uma série de prejuízos para a saúde e bem-estar dos animais de estimação.

Felizmente, existem formas de minimizar essa condição. Pesquisas mostram que a inclusão de suplementos dietéticos pode trazer benefícios significativos, especialmente quando associados a hábitos de bem-estar. É o que explica Luana Rodrigues, médica-veterinária técnica da Hoop.

“Passeios regulares, rotina consistente, momentos de brincadeira e estímulos ao longo do dia são fundamentais para ajudar cães a gastarem energia, reduzir o estresse e fortalecer o vínculo com seus tutores. No entanto, mesmo com uma rotina saudável, alguns animais continuam apresentando sinais de ansiedade. É nesse ponto que a suplementação surge como um recurso complementar, trazendo benefícios que vão além dos hábitos cotidianos, como a redução de comportamentos ligados ao medo, a recuperação mais rápida após situações estressantes e uma sensação geral de calma e bem-estar. Quando aliados a cuidados comportamentais, esses efeitos contribuem para mais equilíbrio e qualidade de vida dos pets“, afirma.

Um estudo recente publicado pelo PubMed Central (PMC) avaliou os efeitos de um suplemento com triptofano, valeriana e passiflora (maracujá) em 44 cães expostos a fogos de artifício. Os resultados foram animadores: os animais que receberam o suplemento apresentaram melhora significativa no comportamento e nas respostas fisiológicas ao estresse em comparação ao grupo placebo.

“Esses resultados indicam que a suplementação pode atuar como aliada no bem-estar geral dos cães, ajudando-os a lidar melhor com momentos de estresse e promovendo mais tranquilidade. Uma boa dica é que, para obter consistência, o uso deve ser contínuo, por pelo menos 30 dias, e combinado com orientações comportamentais, como a criação de um ‘refúgio seguro’ para o cão e a oferta de brinquedos ou petiscos de alto valor durante eventos estressantes”, acrescenta.

CACHORRO PASSEANDO NO PARQUE
Os passeios são uma ótima maneira de minimizar a ansiedade em cães (Foto: Reprodução)

Benefícios dos suplementos para o alívio da ansiedade canina

Os suplementos podem promover uma série de benefícios para aliviar a ansiedade nos cães. Dentre eles estão:

  • Redução de comportamentos ligados ao medo: abrandamento de reações de cães em situações estressantes, diminuindo tremores, tentativas de se esconder e latidos excessivos;
  • Recuperação mais rápida do estresse: favorece que os cães voltem ao equilíbrio depois de momentos de tensão, retomando o apetite, o sono e a disposição com mais facilidade;
  • Efeitos calmantes e bem-estar geral: ingredientes como triptofano, camomila, valeriana e passiflora atuam de forma complementar, promovendo mais calma no dia a dia, menos reatividade e maior qualidade de vida para o pet e para o tutor;
  • Apoio ao manejo comportamental: quando combinados com técnicas de adestramento e enriquecimento ambiental, os suplementos tornam os cães mais receptivos aos estímulos e aceleram os resultados do trabalho comportamental;
  • Melhora da convivência com o tutor: ao reduzir sintomas de ansiedade, o pet se mostra mais calmo e equilibrado, o que diminui situações de estresse dentro de casa e fortalece o vínculo afetivo com a família.

Fonte: Hoop, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ sobre o tratamento para ansiedade em cães

Quais são os compostos mais eficientes para a ansiedade em cães?

Estudos sugerem que suplementos com triptofano, valeriana e passiflora (maracujá) possuem efeitos positivos para a ansiedade em cães.

Quais as melhores formas de diminuir a ansiedade em cães?

Dentre os cuidados que ajudam a minimizar o problema estão passeios regulares, rotina consistente, momentos de brincadeira e estímulos ao longo do dia.

A convivência com outros pets ou com o tutor ajudam a minimizar a ansiedade?

Sim, conviver com o tutor é uma das maneiras mais eficientes de diminuir a ansiedade em cães. Já a convivência com animais pode ajudar, desde que o pet esteja adaptado ao outro cão ou gato.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária dá dicas para reduzir o estresse dos pets durante a mudança de casa

Bem-estar em foco: dicas para manter o equilíbrio emocional dos cães

Creches para cães podem ajudar a promover bem-estar a responsáveis e seus pets

Cães e Gatos- Conteúdo Original

Leia mais

PUBLICIDADE