PUBLICIDADE

Enriquecimento ambiental e brincadeiras ajudam a proporcionar mais qualidade de vida aos pets

Por mais que a rotina dos responsáveis por cães e gatos esteja cada vez mais corrida, é preciso investir em formas de proporcionar mais qualidade de vida aos pets. O ponto positivo é que pequenos gestos podem fazer toda a diferença na rotina deles. Brincadeiras, passeios e até momentos de carinho são exemplos de como […]

Por mais que a rotina dos responsáveis por cães e gatos esteja cada vez mais corrida, é preciso investir em formas de proporcionar mais qualidade de vida aos pets. O ponto positivo é que pequenos gestos podem fazer toda a diferença na rotina deles.

Brincadeiras, passeios e até momentos de carinho são exemplos de como transformar a convivência com gatos e cães em experiências mais ricas e acolhedoras.

“Os animais de estimação precisam de estímulos, segurança e afeto para terem uma boa qualidade de vida. Mesmo com uma rotina atribulada, é possível promover interações diárias, que trazem benefícios físicos e emocionais não só para os pets, mas também para os tutores. Proporcionar momentos de atenção e vínculo, através de uma rotina mais ativa, saudável e equilibrada, é também uma forma de exercer a guarda-responsável dos pets”, explica Priscila Rizelo, Médica-Veterinária e Gerente de Comunicação e Assuntos Científicos da Royal Canin Brasil.

Com isso, formas simples e fáceis de proporcionar mais qualidade de vida aos pets são:

Enriquecimento ambiental

Estimular os sentidos dos pets por meio de brinquedos, texturas, sons, cheiros e comedouros interativos é uma ótima maneira de incentivar comportamentos naturais.

Essas práticas ajudam a combater o tédio e a ansiedade, promovendo equilíbrio emocional.

Atividades interativas

Mesmo com pouco tempo, alguns minutos de brincadeira por dia podem fortalecer a conexão com o pet.

Jogar uma bolinha, esconder petiscos pela casa ou oferecer brinquedos que estimulem a curiosidade são exemplos simples e eficazes.

Estímulos mentais e físicos

Variar os brinquedos, propor desafios e explorar caminhos diferentes durante os passeios são atitudes que ativam o intelecto do animal, promovendo gasto de energia e reduzindo sinais de estresse.

Realizar diferentes estímulos durante os passeios é uma das maneiras de ativar o intelecto dos cães (Foto: Reprodução)

Interação social e cuidados diários

Interagir com o pet, oferecer carinho e cuidados diários com sua saúde proporcionam segurança emocional, além de ajudar o animal a se sentir parte ativa do lar.

Alimentação adequada

Oferecer uma alimentação adequada para as suas necessidades e de maneira criativa — em brinquedos apropriados ou em locais variados da casa — estimula os instintos de busca e recompensa.

Os alimentos úmidos, além de auxiliar na hidratação do animal, também podem despertar ainda mais seu interesse e tornar esse momento uma experiência sensorial prazerosa.

Fonte: Mars Petcare, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ sobre qualidade de vida para os pets

Quais são as melhores brincadeiras para cães e gatos?

Existem diversas brincadeiras que podem entreter e proporcionar bons momentos aos pets. Alguns ótimos exemplos são: jogar bolinhas, esconder petiscos pela casa e oferecer brinquedos que estimulem a curiosidade.

Quais os benefícios da interação social na qualidade de vida dos pets?

A interação social através de carinhos e cuidados diários faz com que o animal se sinta parte do lar e tenha seus níveis de estresse diminuídos.

Como usar a alimentação para melhorar a qualidade de vida dos pets?

Além de nutrir, a alimentação pode ser uma aliada durante momentos de interação com os pets. Ela pode ser ofertada dentro de brinquedos específicos para isso ou em locais variados da casa, estimulando os instintos de busca e recompensa dos animais de estimação.

LEIA TAMBÉM:

Creche para cães: o que você precisa saber antes de matricular seu pet

Como evitar ataques de cães durante passeios com pets

Como promover a harmonia em casas multicats?

Cães e Gatos- Conteúdo Original

Leia mais

PUBLICIDADE