Já imaginou oferecer ao seu pet uma comida criada com proteína de insetos? Por mais que muitas pessoas sintam repulsa em pensar nisso, essa já é uma realidade no Brasil e tem uma série de benefícios.
No início desse ano, a startup do Rio de Janeiro chamada Let’s Fly lançou uma linha de produtos da marca Comida de Dragão, que é desenvolvida com a espécie de inseto Black Soldier Fly (BSF), ou mosca-soldado-negra, em português.
Segundo Bruno Multedo, cofundador e CEO da Lets Fly, a BSF se alimenta de resíduos orgânicos que são, normalmente, desperdiçados, como restos de frutas. A mosca é nativa da região amazônica.
O alimento da Comida de Dragão pode ser oferecido para cães, gatos e outros animais de estimação, como hamsters, coelhos e aves.
Diferenciais do alimento
Com o substrato gerado a partir desses resíduos o ciclo produtivo da BSF é extremamente eficiente. “As larvas aumentam até 10 mil vezes o seu tamanho em 14 dias”, revela o CEO.
Parte dessa produção é usada na forma de larvinhas desidratadas, que são ofertadas como alimentos para os pets. A outra é mantida para que virem moscas, se reproduzam e criem novo ciclo de insetos.
“Não fazemos nada diferente do que já acontece na natureza. Aprendemos com ela a regenerar restos de comida em novos nutrientes de altíssima qualidade”, afirma Multedo.
De acordo com a empresa, as larvas desidratadas contêm cerca de 45% de proteína bruta e uma cadeia completa de aminoácidos essenciais.
Por ser hipoalergênico e com alta digestibilidade, esse alimento é ainda uma opção natural para pets sensíveis a alguns ingredientes comuns em rações industrializadas.
Os tutores interessados nessa alternativa também podem comprar snacks que levam a mosca na composição e outros ingredientes, como legumes.
A história da Comida de Dragão
A ideia de desenvolver alimentos pet com proteínas de insetos surgiu a partir da inspiração em empresas internacionais, que operam em um modelo de atacado, produzindo e vendendo ingredientes para a fabricação de ração animal.
No começo da Lets Fly, em 2021, esse era o modelo de negócios escolhido. Porém, seus fundadores perceberam que não havia alternativas no varejo com as características da Comida de Dragão.
Foi então que após um ano de planejamento a marca foi oficialmente apresentada com estrutura de e-commerce.
“Uma empresa envolvendo a mosca-soldado-negra nasce complexa, com muitas alternativas e modelos possíveis de fonte de receita”.
Conforme lembra o CEO da Lets Fly, em 2021 o cenário era desafiador por alguns motivos. Um deles era o arcabouço regulatório ainda frágil para esse tipo de investimento no Brasil, pois faltavam empresas de alimentos à base de insetos registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A existência de uma barreira psicológica envolvendo esse ingrediente como fonte alimentar também exercia um efeito considerável para o lançamento do produto.
Contudo, essas barreiras foram ultrapassadas e hoje os alimentos com proteínas de inseto estão disponíveis estão disponíveis no e-commerce da marca, em lojas online, como Mercado Livre e Amazon, e em alguns estabelecimentos físicos do Rio de Janeiro e São Paulo.
Fonte: Isto é Pet, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ sobre os alimentos para pet com proteína de inseto
Qual o tipo de inseto utilizado os alimentos para pets?
Na Comida de Dragão é utilizado o inseto Black Soldier Fly (BSF), nome que no português pode ser traduzido para mosca-soldado-negra.
Quais as vantagens dos alimentos com proteína de inseto?
Esse tipo de alimento contém 45% de proteína bruta, cadeia completa de aminoácidos essenciais, é hipoalergênico e possui alta digestibilidade.
Quais pets podem comer essa comida?
Os alimentos feitos com proteína de inseto podem ser oferecidos para cães, gatos, coelhos e outros animais de estimação.
LEIA TAMBÉM:
Nutrição vegetariana para cães e gatos requer cuidados e acompanhamento profissional
Petiscos funcionais ajudam a melhorar o bem-estar dos cães
Alimentação natural pode trazer benefícios para a saúde bucal dos pets

