Não é tecnicamente Chamado de bar com formas para um nome, mas é assim que você terá para se referir a ele. Seu nome verdadeiro é 🔶🟥🔵 – impossível dizer, mas intrigante e enigmático. Seu nome peculiarmente com estilo é apenas uma das maneiras pelas quais as formas, como é frequentemente apelidado, existe fora da tradicional caixa de barra de coquetéis. Inaugurado em 2021 no leste de Londres, Shapes é construído inteiramente em torno dos princípios de Bauhaus e serve bebidas que são tão surpreendentes quanto elegantes.
Depois de trabalhar juntos por anos no muito elogiado Artesian Bar em Londres, Paul Lougrat e Remy Savage partiram por conta própria. Seu conceito: crie um bar baseado, de cima para baixo, sobre os princípios estabelecidos pelo Bauhaus.
De acordo com os princípios da Escola de Arte Revolucionária fundada em 1919 na Alemanha, a equipe da Shapes criou um bar onde a forma segue a função, com bebidas baseadas no minimalismo funcional, na simplicidade radical e na unificação de tecnologia, arte e artesanato. Savage estava ferozmente comprometido em defender os princípios de Bauhaus quando começou a construir formas. “Orgulhamo -nos de ser completamente coerentes com uma ambição artística específica”, diz ele.

Foto de Leonardo Filippini
A idéia, ele explica, é responder a uma pergunta essencial para o movimento Bauhaus: “Como podemos manifestar a beleza em escala?” A resposta é criar uma barra na qual todo elemento é o mais funcional possível. Isso significa que elementos de sabor, como frutas e ervas, são transformados em destilados para aplicação mais consistente em coquetéis, e que cada bebida é pré-lotada e engarrafada individualmente para velocidade de serviço e consistência perfeita. Cada coquetel é rigorosamente avaliado em elementos de sabor, textura, aroma e aparência para expressar mais perfeitamente a visão do barman que o fez. A equipe cria seu próprio gelo para que cada esfera seja perfeitamente redonda, cada cubo se quadrou bastante. “Tudo o que leva muito tempo já foi feito”, diz Savage, “e tudo isso é feito na parte de trás da casa, a fim de ser capaz de servir efetivamente bebidas que ainda são criativas e as bebidas modernas muito atuais”.
Bauhaus é apenas o começo. Savage planeja abrir bares construídos em torno de diferentes movimentos de arte modernos em todo o mundo. Em junho de 2023, ele abriu o Bar Nouveau em Paris e tem idéias para um bar de Art Deco nos EUA. “Você pode pesquisar no Google dez movimentos artísticos diferentes do século XX”, diz ele, “abrirei bares com base em todos eles”. A beleza das formas, porém, é que você não precisa saber nada sobre a história da arte, a estética do design de Bauhaus ou a delicada ciência da destilação para se divertir e um ótimo coquetel. Aqui estão três bebidas em formas que ajudam a contar sua história.
Conteúdo do Instagram
Esse conteúdo também pode ser visualizado no site em que se origina.
Três coquetéis atrás do programa de coquetéis de Shapes
Kazimir
Inspirado na pintura Branco em branco Por Kazimir Malevich, este coquetel chega como um líquido claro com um único cubo de gelo grande. Assim como a pintura enganosamente simples de Malevich retrata um eskew quadrado esbranquiçado em uma tela branca, a bebida de Savage tem muito mais do que parece. O líquido cristalino é o iogurte de pêssego que foi esclarecido em uma centrífuga com vodka e terminado com alguns traços de absinto. “A idéia é levar a tensão entre os dois aromáticos fortes: os frutos de pedra e o absinto”, diz Savage. O grande cubo, fabricado nas próprias instalações de Shapes-Bauhaus Warehaus, logo no final da estrada-mantém um prisma de vidro quadrado no interior, como uma espécie de tesseract, outra referência ao motivo da estrutura da pintura de Malevich. Cada gole é levemente doce e acetinado macio, graças ao ácido lático que sobrou do processo de esclarecimento.