PUBLICIDADE

Conselhos de especialistas para jantar fora no Dia de Ação de Graças

Embora muitos de nós celebremos o Dia de Ação de Graças em casa, rodeados de familiares e amigos, a alegria de comer fora não pode ser negada. O paraíso é outra pessoa estressada com o peru, preparando a lista de acompanhamentos que atendem a todas as necessidades dietéticas e depois ficando por perto para limpar […]

Embora muitos de nós celebremos o Dia de Ação de Graças em casa, rodeados de familiares e amigos, a alegria de comer fora não pode ser negada. O paraíso é outra pessoa estressada com o peru, preparando a lista de acompanhamentos que atendem a todas as necessidades dietéticas e depois ficando por perto para limpar e lavar toda a louça.

Mas sair no Dia de Ação de Graças também significa que todas aquelas pessoas que cozinham nas cozinhas dos restaurantes e trabalham na sala de jantar estão desistindo das férias para tornar as suas férias perfeitas e festivas. Boas maneiras e gorjetas generosas devem ser uma prática padrão em um restaurante em qualquer noite da semana, mas os clientes precisam estar mais atentos à sua etiqueta e gratidão no Dia de Ação de Graças. Conversamos com chefs, donos de restaurantes e consultores de hospitalidade para compartilhar as melhores práticas a serem seguidas se a sua sala de jantar do Dia de Ação de Graças for um restaurante.

Compartilhe o menu com antecedência

“Quer você esteja oferecendo um jantar em um pequeno restaurante familiar ou em um grande hotel, é muito importante conversar sobre o cardápio com seus convidados bem antes de aparecer para jantar”, sugere Nicholas Bathurst, diretor de alimentos e bebidas do recém-reaberto Waldorf Astoria na cidade de Nova York.

O chef do Waldorf, Michael Anthony, servirá um clássico banquete americano de Ação de Graças com sopa de abóbora com maçãs em conserva de cidra, peru assado com molho e molho de cranberry, sálvia, recheio de cogumelos e um desfile de sobremesas, incluindo crostata de maçã, bolo de chocolate e panna cotta de pêra. Dado que muitos restaurantes oferecem menus especiais de feriados, eles podem não conseguir trocar facilmente um prato sem aviso prévio. “A personalização e a solicitação do menu podem não ser as mesmas de um dia normal”, diz Bathurst. Ele aconselha que os hóspedes conheçam o cardápio com antecedência e comuniquem ao restaurante quaisquer pedidos especiais, como alergias, restrições alimentares ou preferências, com antecedência.

Chegue na hora certa

O Dia de Ação de Graças é uma atividade que dura o dia todo, desde o almoço até o jantar. Os restaurantes tomam cuidado meticuloso no ritmo das reservas para que os hóspedes tenham tempo suficiente para desfrutar do jantar sem pressa. “Se alguém não cumprir o horário da reserva ou se tivermos um retardatário, essa mesa atrasará os hóspedes no futuro”, diz Bathurst. “Há um efeito dominó. É muito importante chegar na hora certa para fazer as reservas.” Bathurst observa que se você estiver atrasado por qualquer motivo, avise o restaurante. (Se o restaurante não tiver um número de telefone listado, entre em contato através da função de mensagens do aplicativo de reservas.)

Colagem de fotos composta por garrafas de vinho
Pare de se estressar com quais vinhos servir no Dia de Ação de Graças

A única coisa melhor que a torta é o que você bebe com ela. Recorremos a especialistas para compartilhar quais vinhos e digestivos estão lançando este ano.

Não cancele tarde ou não compareça

“Não cancele de última hora ou não compareça no Dia de Ação de Graças”, diz o chef Aaron Bludorn do Perseid em Houston, eleito o melhor restaurante novo do Bon Appétit 2025. Ele está servindo um menu de Ação de Graças de três pratos com opções como terrina de pato de foie gras com geléia de figo e um biscoito, rocambole de peru com recheio, couve de Bruxelas, molho, molho de cranberry e torta de abóbora com caramelo missô e creme de chantilly apimentado. “É quase impossível adicionar uma reserva de última hora ou uma visita imediata no Dia de Ação de Graças, então não faça como uma reserva de sexta à noite, onde você faz três e escolhe a melhor no último minuto. Não seremos capazes de compensar essa receita, e a equipe que está trabalhando e desistindo de suas férias para estar lá para ajudá-lo também ganhará menos gorjetas.”

O Waldorf’s Bathurst concorda. “Entendemos que coisas acontecem e surgem circunstâncias inesperadas, mas cancelar o dia significa que não poderemos ocupar esse lugar, então a equipe perderá receita. Cancele com bastante antecedência do dia, para que o restaurante possa revender essa mesa.”

Comunicar

Traz crianças e precisa de uma cadeira alta? Tem um convidado que usa cadeira de rodas? Avise o restaurante com antecedência para que eles possam se acomodar. “Tenha em mente que é realmente difícil mudar as coisas rapidamente quando estamos servindo o jantar de Ação de Graças para 200 pessoas”, diz John Winterman, sócio do Francie, com estrela Michelin, em Williamsburg, Brooklyn, onde os hóspedes reservam com semanas de antecedência a coroa de pato do chef Chris Cipollone. “Temos um número limitado de cadeiras altas, saber se você terá um carrinho de bebê ou uma cadeira de rodas também nos ajudará com nosso plano de assentos. Avisar-nos com antecedência sobre uma alergia grave também será útil.” Winterman diz que avisar o restaurante se houver uma mudança no tamanho da festa também é de importância crucial. “Mudar o tamanho do grupo de seis para quatro, ou ter uma mesa para dois aparecendo com uma terceira? Isso torna mais difícil para nós administrarmos. Nem sempre conseguimos acomodar a mudança de última hora.”

A imagem pode conter: Humano, Pessoa, Comida, Manteiga, Creme, Creme e Sobremesa
Os horóscopos de novembro chegaram: qual lado do Dia de Ação de Graças você é?

Quando se trata de acompanhamentos para o Dia de Ação de Graças, todos ganham. Principalmente Aquário.

Dica bem

Todos os nossos especialistas apontaram que as equipes dos restaurantes estão trabalhando em turnos extra longos no Dia de Ação de Graças, geralmente mais de 10 horas, e recomendaram gorjetas generosas. “A gorjeta deve ser acompanhada do reconhecimento de que é feriado e que temos um dia muito mais longo para os funcionários, muitos dos quais passam o dia trabalhando e não em casa com suas próprias famílias e amigos”, diz Winterman.

Leia mais

PUBLICIDADE