PUBLICIDADE

Cientistas descobrem nova fórmula para descobrir a idade dos cachorros – Portal Cães e Gatos

Com certeza, você já ouviu falar sobre a teoria de que um ano de idade dos cachorros representa sete anos em idade humana. Contudo, essa fórmula foi contestada inúmeras vezes por não levar em consideração as diferenças biológicas entre espécies e até mesmo entre raças. Essa contestação segue sendo válida e pesquisas mais recentes apontam […]

Com certeza, você já ouviu falar sobre a teoria de que um ano de idade dos cachorros representa sete anos em idade humana. Contudo, essa fórmula foi contestada inúmeras vezes por não levar em consideração as diferenças biológicas entre espécies e até mesmo entre raças.

Essa contestação segue sendo válida e pesquisas mais recentes apontam que o envelhecimento animal é um processo complexo e não-linear, governado por fatores como epigenética, metabolismo e porte físico.

Dessa forma, para tentar chegar a um número adequado, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, desenvolveram uma fórmula baseada em relógios epigenéticos, que são mecanismos que acompanham mudanças químicas previsíveis no DNA ao longo da vida.

Segundo a equipe liderada por Trey Ideker, a fórmula correta para calcular a idade dos cachorros em anos humanos é: 16 × ln (idade do cão) + 31.

Com essa nova conta, um cão de um ano possui cerca de 30 anos humanos, enquanto um cão de quatro anos tem o equivalente a 52 anos. O motivo disso é que o envelhecimento é mais acelerado nos primeiros anos de vida e desacelera progressivamente.

Porte físico x longevidade

Um fato de extrema relevância no envelhecimento canino é o porte. Conforme dados do Dog Owner’s Home Veterinary Handbook, cães pequenos (com até 9 kg) envelhecem mais devagar do que os de raças grandes ou gigantes.

Deste modo, a idade fisiológica canina varia conforme o peso do animal. Por exemplo, aos seis anos, um cão pequeno tem a idade equivalente a 40 anos humanos. Um cão médio, entre 9,5 e 22,7 kg, tem 42 anos humanos; um cão grande, entre 23,1 e 40,8 kg, já chega a 45 anos; enquanto um cão gigante, com mais de 40,8 kg, atinge 49 anos.

Com o avanço da idade, as diferenças se acentuam. Aos 10 anos, cães pequenos possuem idade fisiológica de 56 anos humanos; cães médios, 60; grandes, 66; e gigantes, 78 anos.

Já aos 15 anos, cães pequenos somam 76 anos humanos; cães médios, 83; grandes, 93; e os gigantes já alcançaram 115 anos, embora nem todas as raças vivam até essa idade.

Yorkshire Fêmea
Os cães de pequeno porte envelhecem mais lentamente do que os de porte grande e gigante (Foto: Reprodução)

E a idade dos gatos?

No caso dos felinos, a comparação de idade com humanos também é não-linear. Segundo as diretrizes da AAFP-AAHA, um gato de seis meses tem idade fisiológica comparável a 10 anos humanos. Aos 12 meses, já alcança 15 anos humanos, e aos dois anos, chega a 24 anos.

Contudo, a partir do terceiro ano, o envelhecimento desacelera: aos três anos o gato tem 28 anos humanos; aos seis, já soma 40 anos e aos 10 anos de idade cronológica equivale a 56 anos humanos.

Além disso, o envelhecimento dos gatos envolve mudanças metabólicas. Entre um e sete anos, os felinos mantêm metabolismo elevado, o que os torna mais propensos ao ganho de peso.

A partir dos sete até os 12 anos, o metabolismo desacelera, aumentando o risco de obesidade. Após os 12 anos, ele volta a acelerar, mas acompanhado de perda de massa muscular.

Com 15 anos, gatos podem apresentar até 33% a menos de massa magra e sofrem com menor absorção de proteínas e gorduras. Mesmo gatos saudáveis com mais de 14 anos têm redução na capacidade de concentração urinária, além de alterações hepáticas, cardíacas e renais.

Esse padrão explica por que cuidados com gatos devem ser adaptados em diferentes fases. A maturidade é atingida cedo e a fase sênior começa por volta dos 11 a 12 anos, exigindo ajustes na nutrição e no monitoramento clínico.

Fonte: Exame, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ sobre a idade dos cachorros

Como deve ser calculada a idade dos cachorros em comparação com a dos humanos?

De acordo com os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, a fórmula mais adequada é baseada em relógios epigenéticos, que são mecanismos que acompanham mudanças químicas previsíveis no DNA ao longo da vida.

Quais aspectos interferem no cálculo para saber a idade dos cachorros?

Um dado relevante para avaliar o envelhecimento canino é o porte, sendo que cães pequenos (com até 9 kg) envelhecem mais devagar do que os de raças grandes ou gigantes.

Quantos anos de um cão equivalem ao de humanos?

De um modo geral, seguindo a nova fórmula, um cachorro de um ano possui cerca de 30 anos humanos. Por outro lado, um cão de quatro anos tem o equivalente a 52 anos.

LEIA TAMBÉM:

Melhoramento Genético Canino: Ciência a serviço da saúde, comportamento e longevidade

Os motivos por trás da expectativa de vida menor dos cães de grande porte

Cuidados paliativos ajudam a proporcionar uma velhice mais confortável para cães idosos

Cães e Gatos- Conteúdo Original

Leia mais

PUBLICIDADE