PUBLICIDADE

Casal com surdez adota cão surdo e o adestra em Libras – Portal Cães e Gatos

Zoki, que antes se chamava Cotton, é um cão surdo que está fazendo sucesso nas redes sociais depois de ter sua história contada pelo Instituto Eliseu, situado na cidade de Santos, quando ainda estava para adoção. Felizmente, depois de todo esse alcance o cãozinho foi adotado e, atualmente, vive com Mayara Batista Mangolin e Jean […]

Zoki, que antes se chamava Cotton, é um cão surdo que está fazendo sucesso nas redes sociais depois de ter sua história contada pelo Instituto Eliseu, situado na cidade de Santos, quando ainda estava para adoção.

Felizmente, depois de todo esse alcance o cãozinho foi adotado e, atualmente, vive com Mayara Batista Mangolin e Jean Carlos Fenato de Oliveira, um casal com surdez. O mais interessante de tudo isso, é que o pet está sendo adestrado na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Segundo a bancaria, ela conheceu e se apaixonou pelo cão por meio de publicações do Instituto Eliseu na internet e, após entrar em contato com o local, saiu de São Paulo com o marido no dia 13 de setembro para adotá-lo.

“É a nossa primeira adoção como casal e estamos vivendo essa responsabilidade com muito amor”, disse Mayara.

Desde então, a família tem se adaptado à nova rotina com muitas novidades. Para ensinar a Zoki os comandos de adestramento estão sendo utilizados os sinais de Libras.

“Ele já começou a entender e já sabe os sinais de ‘sentar’, ‘deitar’ e ‘esperar’. Não temos pressa; estamos ensinando com paciência e muito amor”, relatou Mayara.

A história do Zoki 

A Presidente do Instituto Eliseu, Leila Abreu, contou que o cão foi levado até a sede da instituição no dia 4 de setembro. De acordo com ela, uma mulher disse que havia encontrado o cachorro, mas a equipe logo desconfiou de abandono.

“A gente percebeu claramente que o cachorro era dela e ela estava louca para se desfazer. Foi muito nítido isso. Um cachorro desse não ficaria na rua há muito tempo, seria atropelado em minutos, porque ele é surdo”, lamentou.

Leila, que é especialista em comportamento animal, suspeitou que o cachorro era surdo porque ele é branco e tem um olho de cada cor.

“Não é raro que cães desse tipo ou gatos sejam surdos. Então, imediatamente, nós começamos a fazer testes”, relembrou a presidente.

Segundo a presidente, foram feitos testes específicos até ser comprovada a surdez. “Talvez por isso a antiga dona se desfez dele, porque ele não deveria interagir com ela, coisa que normalmente acontece com animais surdos”, explicou.

A partir do diagnóstico, o instituto divulgou que o cão estava para adoção e recebeu diversas pessoas interessadas. No entanto, Leila se atentou a cada possível tutor para garantir que a nova família do cachorro tivesse a paciência que os cuidados com ele exigia.

“Por ser um animal que tem olho azul, por ser um animal branco, por ser peludinho, ele é exatamente o que todo mundo quer. Então, somos mais criteriosos ainda”, afirmou.

A profissional chegou a selecionar outra pessoa com deficiência auditiva, mas escolheu o casal formado por Mayara e Jean por acreditar que eles teriam mais tempo disponível para cuidar do cãozinho, que tem entre seis e oito meses de idade.

Leila disse que passou a acompanhar o aprendizado de Zoki na língua de sinais e ficou emocionada com a evolução do animal. Por isso, resolveu compartilhar o vídeo com a história dele.

“Nós tivemos 30 milhões de visualizações e isso nos enche de orgulho. O que mais queremos é que, quando as pessoas notarem um animal que não interage, primeiro verifiquem se não tem alguma doença, anemia ou dor, e depois realizem o teste de surdez”, ressaltou.

A presidente contou ainda que o objetivo dela é despertar um pouco de consciência da população a cada dia. “Fiz pós-graduação em comportamento animal justamente para saber lidar com situações específicas, mas nunca pensei que a gente fosse lidar com um caso tão especial”, finalizou.

Fonte: G1, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ sobre o cão surdo Zoki

Como descobriram que o animal é surdo?

A suspeita da surdez veio decorrente da pelagem branca e a diferença de cor entre os olhos, características, geralmente, associadas a essa condição. Após isso, foram realizados diferentes testes que comprovaram que o cão é surdo.

Como está sendo feito o adestramento do pet?

O casal que adotou o animal decidiu adestrá-lo na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o animal já está aprendendo alguns comandos.

Qual a história do cão surdo?

O animal foi levado para a sede do Instituto Eliseu, localizado em Santos, no dia 4 de setembro. Quem o levou disse que havia o encontrado na rua, mas a equipe do instituto acredita que ele foi abandonado.

LEIA TAMBÉM:

Quando o amor ultrapassa as limitações: histórias emocionantes de adoção de cães com deficiência

Cães que são exemplos de resiliência e superação

Cães de assistência e cães-guia combinam amor com serviço exemplar para quem precisa



Cães e Gatos- Conteúdo Original

Leia mais

PUBLICIDADE