Há onze anos, a Elanco Saúde Animal promove a campanha “Setembro Vermelho” com foco na saúde do coração dos cães.
A empresa, referência no desenvolvimento de soluções para a saúde e o bem-estar de animais de estimação e de produção e reconhecida por suas iniciativas em bem-estar animal, aposta na campanha para fornecer informação relevante aos tutores, os incentivando a levar seus “cãopanheiros” a consultas regulares como forma de detectar cardiopatias precocemente.
“As doenças cardíacas em cães, assim como nos humanos, costumam ser silenciosas. Por isso, quanto antes forem detectadas, mais chances o animal tem de receber um tratamento adequado, que lhe proporcione qualidade de vida”, explica Mariana H. Cappellanes Flocke, médica-veterinária e consultora técnica sênior da Elanco.
A recomendação é levar os pets jovens pelo menos uma vez ao ano para a realização de check-ups e duas vezes no caso de cães idosos ou de raças predispostas a doenças cardíacas, tais como poodle, yorkshire e cavalier king charles, que são raças propensas a doenças valvares, e dobermanns e boxers, mais suscetíveis à cardiomiopatia dilatada.
De acordo com a médica-veterinária da Elanco, algumas doenças podem evoluir para casos graves. Assim, a atenção dos tutores é fundamental.
Entre as principais manifestações clínicas observadas em cães cardiopatas estão:
- Tosse persistente, que pode piorar à noite ou quando o cão está deitado;
- Fadiga e cansaço fácil, mesmo após pouca atividade;
- Alterações respiratórias, como respiração acelerada ou dificuldade para respirar;
- Apetite reduzido e aumento da ingestão de água;
- Cianose (mucosas arroxeadas por falta de oxigenação);
- Inchaços abdominais ou dos membros devido ao acúmulo de líquidos.
“Vale também ficar atento a fatores como a obesidade e o sedentarismo que certamente contribuem para o desenvolvimento e agravamento de problemas cardíacos”, alerta Mariana.
Uma das doenças cardíacas de maior incidência entre os cães é a Doença Valvar Crônica de mitral, quando a valva do coração se torna espessada, degenerada e apresenta falha de fechamento, levando à regurgitação sanguínea e ao aumento do átrio, causando manifestações clínicas graves.
“O retorno do sangue do ventrículo para o átrio promove manifestações clínicas desde discretas a muito graves, como uma grande dificuldade do sangue sair dos pulmões e entrar no coração, o que pode resultar em acúmulo de fluidos dentro do pulmão, dificultando muito a respiração. Essa condição é chamada de edema pulmonar agudo”, explica Mariana.
Outras cardiopatias diagnosticadas com frequência são a Dirofilariose (Verme do Coração), uma enfermidade parasitária grave transmitida por picadas de mosquitos infectados, a Degeneração Mixomatosa da Valva Tricúspide (DMVT) e a Cardiomiopatia Dilatada (CMD).
Todas essas doenças podem evoluir para a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), uma condição grave em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo, resultando em acúmulo de fluidos e comprometimento da qualidade de vida do pet.

Campanha que mobiliza tutores e profissionais
O Setembro Vermelho se consolidou como uma das principais ações de conscientização em saúde animal. O mês foi escolhido em alusão ao Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro.
Em sua 11ª edição, a campanha da Elanco contará com:
- Materiais educativos para tutores e médicos-veterinários;
- Treinamentos e lâminas técnicas para os profissionais;
- Ativações em clínicas e hospitais veterinários, com kits de comunicação, brindes e materiais para eventos de check-up;
- Ações nos pontos de venda, envolvendo balconistas, que têm papel fundamental na orientação dos tutores.
“Campanhas coloridas, como o Setembro Vermelho, nos ajudam a falar de temas sérios de forma didática e acessível, sempre chamando todos à ação. Ao longo de mais de uma década, temos visto a receptividade crescer, o que demonstra que estamos cumprindo nossa missão de levar informação e apoiar o cuidado com os pets”, destaca Cristiano Anjo, diretor de marketing da Elanco Brasil.
Tratamento e acompanhamento veterinário
Para o manejo da insuficiência cardíaca congestiva, a Elanco disponibiliza no Brasil medicamentos como Fortekor™ Flavour, à base de Benazepril, e Fortekor™ DUO, que combina Benazepril e Pimobendan em um único comprimido palatável, facilitando a rotina de tutores e aumentando a adesão ao tratamento.
Mariana reforça que apenas o médico-veterinário pode indicar o tratamento mais adequado.
“Nosso compromisso é apoiar os profissionais com informação e ferramentas para que cada vez mais cães recebam o diagnóstico precoce e o cuidado necessário para viver com mais saúde e qualidade de vida”, finaliza.
Fonte: Elanco Saúde Animal, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ sobre a campanha Setembro Vermelho da Elanco
Qual o intuito da campanha?
A campanha Setembro Vermelho foi criada para fornecer informação relevante aos tutores de pets, os incentivando a levar seus “cãopanheiros” a consultas regulares como forma de detectar cardiopatias precocemente.
Quais os principais sinais de doenças cardíacas nos cães?
Dentre os sintomas mais comuns das cardiopatias estão tosse persistente, fadiga e cansaço fácil, alterações respiratórias, apetite reduzido, aumento da ingestão de água, cianose e inchaços abdominais ou dos membros.
Qual a indicação de visitas ao veterinário para check-ups?
A recomendação é levar os pets jovens pelo menos uma vez ao ano para a realização de check-ups e duas vezes ao ano no caso de cães idosos ou de raças predispostas a doenças cardíacas.
LEIA TAMBÉM:
Setembro Vermelho acende alerta para a saúde cardiovascular dos pets
Doença Valvar Mitral em Cães: o que a clínica precisa saber?
Coração em risco: o que saber sobre a Cardiomiopatia Hipertrófica Felina