Celebridades mortas, porquinhos, lençóis ao vento; Todos os tipos de coisas vêm em três. Às vezes eles são ruins, como desastres da aviação; E às vezes eles são bons, como feijão, queijos e leches. Auspicioso ou maligno, quando há uma tríade, as pessoas prestam atenção.
Esse foi o caso quando a panela de estratos entrou em nossa cozinha de teste. É uma nova peça de utensílios de cozinha que leva três materiais – aço sem formal, aço carbono e o alumínio – e os combina em uma única panela. Enquanto as panelas de aço inoxidável vestidas com núcleos de alumínio são comuns de marcas como todas as roupas (nós gostamos de elas um pouco), a combinação de uma base de aço inoxidável, núcleo de alumínio e uma superfície de cozimento de aço carbono faz da panela de estratos diferente de qualquer outra que você possa encontrar no mercado.
De acordo com o Strata, o objetivo de criar essa “panela vestida de carbono” era remediar algumas das deficiências que as panelas de aço carbono completo normalmente possuem: peso, aquecimento desigual e facilidade de atendimento. Trouxemos a panela para ver se ela cumpriu suas promessas.
O que torna os estratos únicos?
Cada camada de material usada na panela de estratos possui qualidades específicas que são úteis para cozinhar. O aço inoxidável retém bem o calor, o alumínio aquece de maneira rápida e uniforme e o aço carbono desenvolve uma pátina lisa e antiaderente sobre usos repetidos que os chefs adoram por carne abrasadora.
Os benefícios de combinar os três mostram de maneira diferente, dependendo do que você está comparando. Ao lado de uma panela de aço carbono comum, os estratos são mais leves e aquece mais uniformemente em sua superfície. Como o aço carbono possui baixa condutividade térmica, mesmo as melhores panelas de aço de carbono demonstrarão um pouco de inconsistência na maneira como elas aquecem. Outra coisa boa sobre os estratos em comparação com uma panela de aço de carbono 100% é que você não precisa se preocupar em manter uma camada de tempero protetora do lado de fora e a alça, que enferrujará sem uma. Além disso, se uma panela de aço carbono tiver uma alça de aço carbono, ele poderá ficar quente no fogão. Algo que não é um problema com os estratos.
Comparado a uma panela de aço inoxidável, encontramos as vantagens dos estratos exclusivamente na superfície de cozimento. Por um lado, o aço inoxidável pode ser propenso a grudar (especialmente se você não é um chef particularmente qualificado). Por outro lado, você não precisa se preocupar com manchas de ferrugem, o que pode ser um problema para as panelas de aço carbono sem um tempero estabelecido. O peso é comparável-em comparação com um All-Clad do mesmo tamanho, a panela de estratos era apenas alguns gramas mais pesados.
Quão bem ele se sai?
Além de cozinhar com ele, recrutei o editor de cozinha de teste Shilpa Uskokovic para colocar a panela em alguns testes. Ela é uma das céticas de aço carbono da cozinha, porque não acha que os benefícios que você pode obter valem a manutenção envolvida.
Ela frita ovos, salmão queimado e pele nas coxas de frango para ter uma sensação geral de cozinhar com os estratos – particularmente se a comida se apegaria a ela e quão bem se abriu.