Durante anos, as revistas de culinária pregaram as muitas maravilhas das batatas Yukon Gold. Eles nos disseram que Golds era a batata superior – a única batata que valia a pena amassar. Eles nos fizeram sentir idiotas por pensar em usar outra variedade. Mas agora estou mais velho e mais sábio e não vou cair na propaganda. Eu, Jesse Szewczyk, estou orgulhosamente diante de vocês para declarar que a batata russet é o purê de batata superior.
Eu sei que não estou sozinho nesse pensamento. “Russet é a melhor batata do caralho”, diz minha companheira de cozinha de teste, Shilpa Uskokovic – uma pessoa com gosto e experiência excepcionais. É por isso que a nova receita de purê de batata deste ano, meu Purê de Batata com Alho, usa 100% dos bons e velhos russets.
Por que a batata Russet faz o melhor purê de batata
Embora os Yukon Golds sejam excelentes batatas cozidas ou assadas, onde brilham seus interiores cremosos, mas firmes, eles ficam aquém quando se trata de purê. Na verdade, eu os descreveria como compactos. Essa qualidade “amanteigada” que tantas pessoas elogiam é exatamente a falha que os impede de se tornarem leves ou semelhantes a nuvens. E quando você os amassa, eles podem facilmente ficar pegajosos se sobrecarregados. Claro, o sabor é bom, mas a textura? Trágico.
Ao contrário dos Yukons, os russets se transformam em uma textura etérea e leve, semelhante à nuvem cúmulo mais fofa em um dia brilhante de verão. Eles têm um alto teor de amido, mas são relativamente baixos em umidade. Essa proporção permite que as batatas se decomponham em uma submissão cremosa e sem grumos, com muito pouco esforço e com menor risco de transformá-las em uma pasta pegajosa. E para finalizar: batatas Russet são mais barato do que Yukon Golds. Assim, você não apenas economizará dinheiro, mas também servirá um acompanhamento superior. É uma verdadeira situação ganha-ganha.
A prova está no purê
Já te convenci? Se não, vá fazer meu purê de alho. Depende dos pontos fortes das batatas russet para produzir a melhor tigela de batatas que já servi. Durante os testes, fiz a receita com Yukon Golds para garantir, e acho que você já sabe como foi. Foi apenas multar. Saboroso, mas pesado. Era um prato que pesaria sobre todos os outros acompanhamentos do Dia de Ação de Graças na mesa. Mas a versão feita com batata Russet? Tão leve quanto o ar, implorando para ser dramaticamente agitado e coberto com manteiga derretida. Acho que converti toda a equipe do Test Kitchen em verdadeiros da batata russet e não tenho planos de parar de converter as pessoas.

Uma boa receita de purê de batata com alho pode ofuscar até mesmo a alimentação mais chamativa. Adicionar apenas alguns dentes de alho transforma o que poderia ser um simples acompanhamento em algo de charme inegável.
Ver receita

