PUBLICIDADE

Após a tragédia do incêndio em Eaton, este bar de Los Angeles é um farol de esperança

Quando o incêndio na Eaton em janeiro de 2025 atingiu Altadena, nos arredores de Los Angeles, o bar Good Neighbor estava aberto há menos de dois meses. Propriedade de Randy Clement, sua companheira de vida, April Langford, e Emely Cubias, o bar se tornou um dos poucos negócios que permaneceu de pé após o incêndio. […]

Quando o incêndio na Eaton em janeiro de 2025 atingiu Altadena, nos arredores de Los Angeles, o bar Good Neighbor estava aberto há menos de dois meses. Propriedade de Randy Clement, sua companheira de vida, April Langford, e Emely Cubias, o bar se tornou um dos poucos negócios que permaneceu de pé após o incêndio.

O incêndio em Eaton destruiu mais de 9.400 estruturas. Juntamente com o incêndio em Palisades, tornou-se o desastre natural mais caro da história dos EUA, com mais de 250 mil milhões de dólares em danos.

Até então, a área tinha sido um lar de artistas e criativos, um bastião de cidadãos que procuravam uma comunidade diversificada. É um país das maravilhas no sopé da Serra de San Gabriel, com entradas para um labirinto de trilhas para caminhadas, encontros com vizinhos a cavalo e galinheiros entrincheirados em quintais.

Nos meses que se seguiram ao início do incêndio, Good Neighbour tornou-se um ponto de encontro para os sobreviventes, um espaço protegido onde muitos que perderam tanto foram para processar os seus sentimentos com outros residentes. É agora uma incubadora de relações entre os membros da comunidade e uma parte fundamental dos esforços de recuperação de Altadena, onde os vizinhos partilham apoio, recursos e amizade.

Embora tantas estruturas em Altadena possam ter desaparecido, os laços entre o seu povo só ficaram mais fortes desde a tragédia. “Quando a Good Neighbour disse que iriam reabrir, pensei: ‘Aposto que muitas vítimas do incêndio irão para lá e encontrarão uma comunidade’”, diz Karina Martinez, uma professora que perdeu a sua casa no incêndio. “Eu realmente queria conversar com pessoas que também perderam suas casas e saber exatamente o que estou passando.”

Foi o espírito comunitário de Altadena que estimulou Clement e Langford a se mudarem para a área em 2018 com seus dois filhos. “Conhecemos tantas pessoas e nos reconectamos com outras que conhecíamos nos primeiros dias da Silverlake Wine e que não víamos há talvez uma década ou mais”, diz Langford. Junto com Cubias, eles foram pioneiros na migração para o leste da indústria hoteleira de Los Angeles. Era natural que acrescentassem ao seu sindicato de lojas de vinhos (Silverlake Wine, Highland Park Wine), bares (Everson Royce Bar) e restaurantes (Hippo, Triple Beam Pizza) uma loja e bar perto de sua casa.

Uma camisa Prime Pizza à venda fora do Good Neighbour Bar durante um jantar comunitário em Altadena CA em 13 de agosto de 2025.

Uma camisa Prime Pizza à venda fora do Good Neighbor Bar durante um jantar comunitário em Altadena, CA, em 13 de agosto de 2025.

April Langford e Randy Clement do lado de fora de seu bar Good Neighbour em Altadena CA em 13 de agosto de 2025.

April Langford e Randy Clement do lado de fora de seu bar Good Neighbour em Altadena, CA, em 13 de agosto de 2025.

“Ainda aqui”

No auge do incêndio em Eaton, as famílias evacuadas enfrentaram a incerteza sobre o destino das suas casas. Clement aproveitou ao máximo um ponto de entrada desconhecido no incêndio que a Guarda Nacional fechou ao público. As pessoas compartilharam seus endereços por mensagem direta do Instagram com Langford, que usou o aplicativo de entrega do restaurante para criar uma rota para Clement passar. Um companheiro tiraria fotos da casa, da destruição e dos graus intermediários, para enviar de volta ao questionador. “Ainda estou aqui” e “Sinto muito” eram respostas comuns.

Leia mais

PUBLICIDADE