Com um recorde de 428 semanas no topo da tabela de classificação da Associação de Profissionais de Tênis, Novak Djokovic dominou o mundo do tênis profissional durante a maior parte dos últimos 15 anos – e agora está se preparando para enfrentar uma nova arena: o corredor de lanches. Em 1º de novembro, ele lançou a Cob Foods com a empreendedora em série Jessica Davidoff, uma empresa dedicada a fazer salgadinhos e alimentos básicos à base de sorgo. Seu primeiro produto é um lanche de sorgo estourado que Davidoff descobriu enquanto tentava replicar pipoca para seu filho, que desenvolveu uma grave alergia ao milho após anos de problemas de saúde inexplicáveis.
O que o maior tenista do mundo está fazendo ao investir em uma empresa de pipoca falsa movida a superalimento, você pode perguntar? A mudança não é tão surpreendente quando você considera que Djokovic já deixou claro há muito tempo o papel que a nutrição desempenha em seu sucesso. Depois de descobrir que tinha alergia ao glúten e síndrome do intestino permeável em 2009, ele ficou hiperconsciente de tudo o que comia, cortando glúten, laticínios e açúcar refinado. Eventualmente, ele conseguiu resolver seus problemas intestinais – mas, no processo, descobriu que essas mudanças nutricionais também tiveram um efeito profundo em seu desempenho e recuperação. “Nunca olhei para trás desde aquele momento”, disse Djokovic, que me deu um telefonema entre os treinos para o Campeonato Helênico na Grécia.
À luz de seu lançamento com Cob, conversei com a lenda sobre sua abordagem em relação aos lanches e o que ele busca dentro e fora da quadra. O tema comum? Alimentos integrais e nutritivos que o fazem sentir-se bem. “A alimentação sempre foi o ponto focal, ou um dos pontos centrais, do bem-estar, porque é o combustível que damos ao nosso corpo”, afirma Djokovic. “Por que colocaríamos diesel em um carro a gasolina? Você usa o combustível para o qual seu carro foi projetado”, compara.
Combustível para o dia do jogo
Tâmaras Medjool embaladas à mão exclusivas do Rancho Meladuco
Fórmula de hidratação AquaQ12
Autoproclamado foodie, Djokovic prefere alimentos que proporcionam nutrição essencial sem sacrificar o sabor. Ele encontrou seu deleite ideal na quadra nas boas e antigas tâmaras secas (ele gosta de Medjool), que ele chama de “lanche de desempenho”. Para a hidratação, ele recorre à Sila, linha própria de produtos eletrolíticos disponíveis em sachês ou em colaboração com a marca de cubos de hidratação Waterdrop (da qual também é investidor).
Petiscos para saborear fora da quadra
Sabugo Azeite Sal Rosa Pacote 24
Chocolate amargo puro adoçado com tâmaras primavera e amoreira
Pacote de 12 água de coco orgânica de colheita inofensiva
“Eu adoro doces, tenho que admitir”, disse-me Djokovic. “Meu lanche sem desempenho seria (normalmente) algo que contém chocolate”, diz ele. Isso geralmente significa uma barra de chocolate amargo vegano e refinado sem açúcar. Embora não tenha uma marca favorita específica, ele opta por algo sem aditivos e com uma pequena lista de ingredientes.
Quando se trata de salgadinhos, Cob é o ideal. É feito de sorgo estourado, que muitas vezes é elogiado como um superalimento por sua combinação de antioxidantes, vitaminas e fibras (entre outras coisas), e tem uma lista restrita de ingredientes cheia de alimentos que você reconhecerá: azeite de oliva extra virgem, queijo parmesão orgânico e pimenta preta. Tanto Djokovic quanto seus filhos gostam do sabor Azeite e Sal Rosa, mas Cob também vem em Cacio e Pepe, Sério Cheesy e Erva Mediterrânea.
Quando questionado sobre sua bebida de hidratação diária, Djokovic teve uma clara favorita: “Se eu tiver acesso, vou enlouquecer com água de coco”.
Alimentos básicos para despensa
Azeite Extra Virgem Orgânico Kosterina Diário
Djokovic gosta de cozinhar, mas mantém as coisas simples. Seus itens essenciais de cozinha incluem azeite de oliva extra virgem, sal de alta qualidade (ele é fã do Celtic) e uma geladeira cheia de frutas e vegetais frescos. No café da manhã, ele costuma fazer aveia ou smoothies para abastecer seus filhos (de 8 e 11 anos) antes da escola. Embora ele não tenha especificado qual liquidificador usa, vinculei nossa escolha de Equipamento do Ano abaixo.

