PUBLICIDADE

Operação de combate ao tráfico de animais silvestres é realizada em 11 estados brasileiros – Portal Cães e Gatos

Nesta quarta-feira (29), ocorreu uma operação de combate ao tráfico ilegal de animais silvestres, que gerou a prisão de duas pessoas em flagrante e cinco foram conduzidas a delegacia para esclarecimento. A ação foi coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, e aconteceu de maneira simultânea 11 estados brasileiros. […]

Nesta quarta-feira (29), ocorreu uma operação de combate ao tráfico ilegal de animais silvestres, que gerou a prisão de duas pessoas em flagrante e cinco foram conduzidas a delegacia para esclarecimento.

A ação foi coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, e aconteceu de maneira simultânea 11 estados brasileiros. Apenas na Grande BH, foram cumpridos mais de 40 mandados de busca e apreensão.

A Operação Libertas revelou que o principal esquema de tráfico funcionava com animais silvestres no Norte de Minas Gerais e na Bahia e os mesmos eram levados para o interior do Rio de Janeiro.

Além disso, também foram descobertos vários crimes associados, como receptação, falsificação de documentos, maus-tratos e organização criminosa.

“Papagaios, coleirinhos, trinca-ferros, já encontramos aranhas caranguejeiras, um esquilo voador que é exótico, entre outros anfíbios, pererecas e outros animais nesse sentido. Esses animais serão direcionados ao Cetas e Ibama, que vão fazer triagem e o cuidado. Vale pontuar também que alguns deles estão em situação de maus-tratos, então tudo isso será considerado nas operações” explicou o delegado Pedro Ribeiro de Oliveira Souza.

A ação foi coordenada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), por meio do Projeto Libertas, e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Os animais resgatados foram encaminhados a centros de reabilitação do Ibama e de órgãos estaduais. Após receberem cuidados veterinários, os que tiverem condições serão devolvidos à natureza.

Aqueles que não têm condições de sobrevivência vão permanecer sob cuidados em criadouros conservacionistas ou zoológicos autorizados.

Fonte: G1, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ sobre a operação de combate ao tráfico de animais silvestres

Quando aconteceu a operação?

A ação, chamada de Operação Libertas, ocorreu na manhã desta quarta-feira.

Quais animais silvestres foram resgatados?

Dentre os animais encontrados estavam papagaios, coleirinhos, trinca-ferros, aranhas caranguejeiras, esquilo voador, entre outros.

Em quais locais aconteceu a operação contra o tráfico de animais silvestres?

A ação ocorreu de forma simultânea 11 estados brasileiros.

LEIA TAMBÉM:

Dia Nacional de Defesa da Fauna reforça importância de proteger animais silvestres

Médico-veterinário alerta para perigo de alimentar animais silvestres

Cães e Gatos- Conteúdo Original

Leia mais

PUBLICIDADE