Quando eu era criança, o aparecimento do molho cremoso de tomate seco ao sol da minha mãe na mesa da cozinha significava que a companhia estava a caminho. O dela era cor de terracota e muito rico, batido com cream cheese, manteiga e muito queijo parmesão – feito para um pãozinho em vez de um talo de aipo. Eu adorei e passei a maior parte da minha juventude inventando maneiras de raspar a camada superior de seu molho delicadamente banhado com um biscoito, mas deixando a tigela com a mesma aparência perfeita de antes.
Esta receita traz os mesmos sabores que eu adorava quando criança, só que agora estou na casa dos 30 anos e posso entrar no molho pronto bem antes dos convidados chegarem, porque agora sou o chefe. Os tomates secos ao sol e embalados em óleo fornecem um sabor doce e terroso distinto, que combina muito bem com massa picante de pimenta calabresa e queijo feta cremoso e salgado. Eu mencionei que tudo leva apenas 5 minutos?
As sobras desse mergulho podem viver muitas vidas. Se você estiver sem palitos de cenoura, experimente espalhá-los em sanduíches de peru ou como base de uma torrada vegetariana carregada. Misture com o macarrão, solto com a água do cozimento do macarrão, para fazer um molho fácil. Adoro como parte de um sanduíche de queijo grelhado ou espalhado em um crostini e servido com uma sopa farta.