As instruções da embalagem da maioria dos arroz dirão para você enxaguar os grãos antes de cozinhá-los, mas se você ficou tentado a pular esta etapa – ou se você ter pulei esta etapa, apenas para ficar com uma tigela de arroz de goma – você não está sozinho. Você deve estar se perguntando por que as pessoas bem informadas consideram tão importante lavar o arroz, ou se é sempre necessário. Aqui, abordaremos as facetas de fazer um arroz perfeito, incluindo por que você deve lavá-lo, quando lavá-lo e como. Continue lendo para obter grãos com textura perfeita em seu arroz frito, pilafs, biryanis e muito mais.
Por que você deve lavar o arroz?
Quando o arroz faz o trajeto do arroz até o supermercado e até sua casa, com algumas paradas ao longo do caminho, os grãos se esfregam, resultando em uma camada de amido que cobre a parte externa de cada grão individual. Quando você cozinha o arroz sem enxaguá-lo antes, o excesso de amido faz com que os grãos grudem, formando uma massa pegajosa. Enxaguar o arroz também ajuda a remover qualquer grão ou pequenos pedaços quebrados que possam ter entrado na embalagem.
Como lavar arroz
Você vai precisar de: Uma tigela que seja confortavelmente maior do que a quantidade de arroz que você está cozinhando e algum tipo de peneira.
Meça a quantidade de arroz que você gostaria de fazer. Despeje em uma vasilha grande e adicione água fria suficiente para cobrir completamente os grãos. Agite o arroz com as mãos até que a água fique turva. Em seguida, despeje essa água com amido, usando uma peneira de malha ou uma peneira com furos pequenos para coletar os grãos de arroz. Repita esta etapa até que a água saia limpa; o número de enxágues dependerá do tipo de arroz, mas geralmente três ou quatro vezes é suficiente.
Você também pode simplesmente colocar o arroz na peneira e deixar a água corrente rolar sobre ele, mas isso torna mais difícil ver quando a água passa de amilácea e turva para transparente.
Que tipos de arroz precisam ser lavados?
Embora todo tipo de arroz branco tenha excesso de amido na parte externa do grão, o teor de amido varia dependendo do tipo de arroz. Todo arroz contém dois tipos de amido: amilose e amilopectina. Os tipos de arroz com alto teor de amilopectina e baixo teor de amilose são mais pegajosos – pense no arroz arbóreo ou no arroz glutinoso. Em contraste, arrozes como basmati ou jasmim são mais ricos em amilose e mais baixos em amilopectina, por isso produzem um resultado final mais fofo e separado.
Todo tipo de arroz branco deve ser lavado até que a água saia limpa, quando se deseja que o resultado final tenha grãos separados e fofos. Para pratos onde você querer Para que o arroz fique grudado, como risoto ou mingau, você provavelmente ainda vai querer fazer um leve enxágue para evitar muita pegajosidade, mas pode pular a lavagem completa porque, afinal, o resultado desejado envolve a quebra do arroz rico em amido em uma textura pegajosa, semelhante a um mingau.