Após alguns vídeos circularem pela internet mostrando urubus no recinto do urso-de-óculos no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, o Ministério Público solicitou diligências para a Polícia Ambiental e explicações da Prefeitura de Sorocaba (SP) para apurar a possibilidade de maus-tratos.
Nos vídeos é possível ver o espaço do animal com vários urubus e, em uma das postagens, uma pessoa narra que os urubus chegam a bicar o animal. Há relatos também de que o recinto é pequeno demais.
“A cena é impressionante […] Ele (o urso) parece debilitado. E o recinto parece pequeno e sujo. Vamos investigar”, afirma o promotor Jorge Alberto Marum, responsável pelo caso.
O promotor deu o prazo de cinco dias para que a prefeitura se manifeste sobre a situação. Em nota a Prefeitura de Sorocaba negou a existência de maus-tratos e diz que vai cumprir o prazo estipulado pelo MP.
Já a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) informou que recebeu o documento do MP e que vai cumprir o prazo de resposta.
“Não há situação de maus-tratos. A fêmea de urso-de-óculos do Parque Zoológico Municipal ‘Quinzinho de Barros’ está saudável. Com relação aos urubus, a Sema já vem tomando medidas preventivas para evitar a aproximação desses animais e estuda outras ações”, diz o documento.
Também foi acrescentado que toda a alimentação do urso-de-óculos é oferecida em áreas que os urubus não têm acesso, como nos cambiamentos. Porém, apesar da limpeza no recinto, as aves acabam entrando no local para procurar algo para se alimentar.
Fonte: G1, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ sobre o urso no Zoológico de Sorocaba
O que mostram os vídeos?
As filmagens mostram urubus dentro do recinto do urso-de-óculos no zoológico e, em algumas cenas, até bicando o animal.
Quais medidas foram tomadas?
O Ministério Público solicitou diligências para a Polícia Ambiental e explicações da Prefeitura de Sorocaba (SP) para apurar a possibilidade de maus-tratos ao animal.
O que disse a prefeitura de Sorocaba?
A prefeitura de Sorocaba emitiu uma nota negando a existência de maus-tratos e diz que vai cumprir o prazo estipulado pelo MP.
LEIA TAMBÉM:
Transferência de elefante Sandro para santuário cria impasses em Sorocaba (SP)
Zoológico de São Paulo celebra nascimento de girafa ameaçada de extinção