Conforme os pets vão atingindo uma idade mais avançada os cuidados mudam e, muitas vezes, se tornam mais intesos. Para trazer luz sobre esse tema, acaba de ser publicado no Journal of Veterinary Internal Medicine um estudo, que aborda a importância de consultas veterinárias mais frequentes em cães idosos.
A finalidade principal da pesquisa foi avaliar o estado de saúde de cães idosos, aparentemente saudáveis, e determinar quais doenças se manifestam nesses animais em até dois anos com base em uma triagem de saúde abrangente. Para isso foram avaliados 122 animais geriátricos da espécie canina.

Panorama de saúde dos cães idosos
No início do estudo, 20% dos cães idosos aparentemente saudáveis foram diagnosticados com pelo menos uma doença, resultando em 98 cães saudáveis confirmados.
Dentre as enfermidades mais comuns identificadas durante dois anos de acompanhamentos estavam neoplasias, com incidência cumulativa de 12%, doença renal crônica (DRC) azotêmica (8%), doença neurológica (11%) ou distúrbios ortopédicos (5%).
No que diz respeito as neoplasias, foi possível detectá-las em 47% dos animais durante o exame físico, incluindo palpação retal, cutânea e da glândula mamária.
Dessa forma, uma das conclusões dos cientistas foi que a triagem de saúde agregou valor em cães idosos aparentemente saudáveis, pois 1/5 apresentava doença sistêmica subclínica ou despercebida.
Com relação aos principais pontos de atenção com cães idosos, além da triagem repetida para DRC, a avaliação da saúde neurológica e ortopédica estão entre as mais relevantes.
Outro ponto importante é que a detecção de neoplasias malignas na triagem física em 47% dos animais estudados indica o benefício de exame anual ou semestral da pele e das glândulas mamárias e, em particular, da palpação retal.
FAQ sobre o acompanhamento veterinário de cães idosos
A partir de qual idade um cão é considerado sênior?
A métrica para definir a fase sênior varia de acordo com o porte do cão. Porém, em média, a partir dos sete anos eles são considerados idosos.
Quais as doenças mais comuns em cães sênior?
As enfermidades mais detectadas nos cães idosos durante a pesquisa foram neoplasias, doença renal crônica azotêmica, doença neurológica e distúrbios ortopédicos.
Qual a importância de consultas veterinárias mais frequentes para cães idosos?
Através dessas consultas os médicos-veterinários podem detectar doenças de maneira mais precoce, o que colabora com a expectativa de vida dos cães.
LEIA TAMBÉM:
Cuidados paliativos ajudam a proporcionar uma velhice mais confortável para cães idosos
Demência em gatos pode revelar segredos para entender o Alzheimer em humanos
O que se sabe sobre a pílula antienvelhecimento que promete prolongar a vida dos cães?