PUBLICIDADE

Receita de Zaru Soba (macarrão com trigo de trigo frio)

Uma das minhas primeiras lembranças é o macarrão japonês Zaru Soba, feito por minha mãe. Eu era pequeno e sem camisa, uma toalha de cozinha coberta em volta do meu pescoço, as pernas balançando a cadeira, o zumbido constante da nossa unidade AC da janela ao fundo. Em um dia quente de verão, aqueles macarrão […]

Uma das minhas primeiras lembranças é o macarrão japonês Zaru Soba, feito por minha mãe. Eu era pequeno e sem camisa, uma toalha de cozinha coberta em volta do meu pescoço, as pernas balançando a cadeira, o zumbido constante da nossa unidade AC da janela ao fundo. Em um dia quente de verão, aqueles macarrão frio de trigo sarraceno eram pura alívio – o que poderia se sacudir o máximo que poderia satisfazer.

Hoje em dia, quando a umidade se instala, ainda pego esse prato de macarrão frio para esfriar de dentro para fora. Para remover todos os vestígios de amido, minha mãe enxaguava a soba cozida sob água corrente fria, esfregando -os como roupas. Esta etapa choca o macarrão quente, definindo sua textura saltitante e impedindo o aglomeração.

Em seguida, vem o Mentsuyu – uma base saborosa de sopa de macarrão que serve como molho, normalmente feito de Dashi, Mirin, molho de soja e saquê. Para mantê-lo semanal, eu pulo o bem (ninguém na minha família parece notar). Enquanto isso, o instantâneo Dashi Powder oferece um sabor de umami profundo, ignorando a necessidade de fazer uma versão caseira com os flocos de Kombu e Bonito.

Para servir, empilhe o macarrão frio de Soba em uma tigela e despeje o Mentsuyu em uma tigela pequena e separada. Coloque alguns cubos de gelo para relaxar e diluir suavemente o molho – como um martini nas rochas, mas mais salgado. Termino o macarrão com cebola verde fatiada, nori desfiado, um pouco de wasabi e um monte de rabanete dakon ralado. Não pule o último – esse enfeite agridoce é como neve fofo, derretendo no molho.

Você pode organizar o Zaru Soba em composições perfeitas como minha mãe sempre fez. Mas, mais frequentemente, eu os como diretamente do filtro com pauzinhos – novidades voando, Mentsuyu espirrando – até que a tigela esteja vazia e eu sou legal novamente.

Leia mais

PUBLICIDADE