O Instituto Caramelo, organização sem fins lucrativos que atua no resgate e adoção de animais desde 2017, lançou uma campanha contra a fusão entre Petz e Cobasi, intitulada #NãoAoMonopólioPet.
Segundo a ONG, a campanha foi lançada como uma forma de alerta para os impactos da fusão das duas redes de pet shop brasileiras, que juntas poderão ter uma participação acima de 50% na distribuição e venda de produtos e serviços no setor, o que pode configurar um monopólio.
O instituto afirma que o número de animais abandonados nas ruas do Brasil tem crescido a cada ano e um dos principais motivos para isso é a dificuldade financeira dos tutores.
Caso a fusão seja consolidada, o temor é que pequenos comerciantes e clínicas veterinárias tenham que encerrar suas atividades, prejudicando os tutores de baixa renda.
A campanha idealizada pelo Instituto Caramelo é composta por vídeos divulgados nas redes sociais e conta com um site oficial, que contém um abaixo-assinado virtual para mobilizar veterinários, tutores, comerciantes e defensores da causa animal a pressionar as autoridades para que seja realizada uma análise justa e sensível do caso.
Recentemente a Petlove, que é patrocinadora do Instituto Caramelo, protocolou um recurso no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que busca frear a aprovação da fusão entre as redes Petz e Cobasi. O processo ainda está em análise.
FAQ sobre a campanha do Instituto Caramelo
Por que o instituto lançou a campanha contra a fusão da Petz e Cobasi?
A campanha foi criada para alertar quanto aos impactos da fusão das duas redes de pet shop.
A fusão da Petz e Cobasi já foi aprovada?
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a fusão da Petz e da Cobasi, mas o Petlove protocolou um um recurso contra o processo, que está em análise pelo órgão.
Por que o Instituto Caramelo contraria a fusão?
Segundo a organização, a fusão das duas redes pode resultar em um monopólio e prejudicar pequenos comerciantes, clínicas veterinárias e tutores de baixa renda.
LEIA TAMBÉM:
Fusão entre Cobasi e Petz: Qual a influência do recurso da Petlove no processo?
Petlove compra ativos da SimplesVet
Brasil amplia exportações com abertura de mercado mexicano para alimentação animal