De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, a quantidade de ocorrências relacionadas a maus-tratos de animais no Estado está crescendo gradativamente.
Em 2024, o Espirito Santo registrou 420 ocorrências de maus-tratos a animais, o que representa um aumento de 8% se comparado a 2023.
Já no primeiro semestre de 2025 foram registradas 277 ocorrências, o que equivale a uma média de 46 ocorrências/mês. Ou seja, todos os dias são registrados incidentes considerados maus-tratos a animais.
Se realizada uma comparação mês a mês até o momento os registros estão crescendo. Em janeiro houveram 36 denuncias, seguido de fevereiro com 42, março com 52, abril com 44, maio com 45 e junho com 58.
Cães são as principais vítimas
Nas ocorrências de maus-tratos os cães foram os mais citados. Do total dos 277 registros eles apareceram em 220 casos. Já as aves ficaram em segundo lugar com 73 das denuncias e, em terceiro, estão os gatos com 52 ocorrências.
Dentre os tipos de violências registrados estão espancamentos, envenenamento, abandono e atropelamento. Com relação as agressões, citam-se principalmente falta de alimentação e higiene, violência com chutes, pedaço de madeira, água quente e facão, envenenamento e confinamento em lugares não favoráveis para vida.
Os relatos de abandonos também são frequentes e aumentam em períodos de férias, quando os responsáveis não têm com quem deixar o animal e acabam o abandonando.
Fonte: Observatório da Segurança Pública, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ sobre maus-tratos a animais no Brasil
Quantas foram as ocorrências de maus-tratos a animais em 2025?
No primeiro semestre de 2025 foram registradas 277 ocorrências sobre maus-tratos a animais no Espirito Santo, o que equivale a uma média de 46 ocorrências por mês.
Quais espécies mais sofrem maus-tratos?
Os cães lideram o número de ocorrências de maus-tratos no Estado do Espirito Santo. Seguidos deles estão as aves e, em terceiro lugar, os gatos.
Quais são as principais ocorrências de maus-tratos a animais?
Dentre as ocorrências de maus-tratos as mais comuns são espancamento/agressões, envenenamento, abandono e atropelamento.
LEIA TAMBÉM:
Lei que proíbe piercings e tatuagens para fins estéticos em cães e gatos é sancionada
WSAVA publica novos princípios globais de bem-estar para cães e gatos
Projeto de Lei propõe punições mais duras para crimes sexuais contra animais