Minha obsessão começou, como em todas as coisas hoje em dia, um vídeo Tiktok. Deixe -me prefácio o seguinte com um pedido de desculpas a esse criador original, pois eles estão perdidos para mim como uma gota no oceano. É por causa deles que aprendi sobre Cheong, coreano para “xarope”, e um clique depois estava em todo o meu FYP – eu me incetei e fui simplesmente compelido a fazer as coisas. Agora, Cheong é um must-have na minha geladeira o tempo todo.
Tradicionalmente feita com frutas e açúcar, Cheong é um método simples para preservar seu transporte sazonal de frutas. Simplesmente coloque partes iguais de frutas limpas e açúcar em uma jarra esterilizada e, em seguida, deixe a maceração seguir seu curso. Estamos falando de qualquer fruta: eu vi Cheong feito com limões, morangos, mirtilos, até fruta -dragão e ameixas verdes. Durante alguns dias e até algumas semanas, o açúcar extrai os sucos da fruta, criando um xarope rico e texturizado com sabores profundamente concentrados. O líquido resultante geralmente é colorido e pode ser usado para adoçar chá quente ou gelado, adicionado a coquetéis ou misturado em molhos ou vinagrettes.
Depois de fazer meus lotes iniciais de limão, morango e caqui cheongs, fiquei obcecado com as coisas. Eu amo isso em iogurte parfaits, em waffles e panquecas, sobre sorvete ou simplesmente para adoçar um pouco de Seltzer. Só me dê uma razão.
No verão passado, acabei com mais tomates cereja do que sabia o que fazer, então, naturalmente, quebrei uma escala e um pouco de açúcar para fazer um lote de cheong. A acidez natural e a doçura dos tomates os tornaram o candidato ideal para se transformar dessa maneira. Lavei meus potes e meus frutos, pesei minhas frutas e depois pesava uma quantidade igual de açúcar branco em uma tigela separada. (A proporção de 1: 1 é fácil de lembrar; por exemplo, 16 onças de tomate para 16 onças de açúcar.) Cortei os tomates para ajudá -los a macerar mais rapidamente. E depois coloquei a fruta e o açúcar nos meus potes. Depois disso, foi prático: apenas deixei a mistura ficar em uma jarra na despensa por alguns dias a cerca de uma semana, dando-lhe uma agitação diária. (Eu o transferi para a geladeira neste momento, pois geralmente estou nervoso com a temperatura ambiente, mas muitos deixam o cheong por muito mais tempo.)
Depois de alguns dias, estiquei o xarope, salvando as peles de tomate restantes em doces enquanto secavam em uma assadeira forrada por algumas horas – um bom enfeite para futuros coquetéis. O xarope resultante tinha um sabor como um jardim, verdejante e verde frondoso. Era um salário e doce, com uma tangência inesperada que eu amei. A cor em si era o tom mais adorável de blush, como os últimos dois minutos de pôr do sol antes do sol mergulhar abaixo do horizonte.
O que eu fiz com esse xarope de ouro rosa? Eu o usei em vez de salmoura de oliveira para uma atualização sobre martinis de água do tomate. Eu o misturei em limonada. Eu até brinquei com vinigrettes para tábuas de charcutaria, o Cheong e o vinagre tocando bem um com o outro quando regados com queijos como Burrata ou Ricotta Toast.
Embora eu nunca fique entediado de tomates, especialmente quando é a alta temporada, o Tomato Cheong me ofereceu inúmeras oportunidades de incorporar essas vibrações de sol em pratos do cotidiano e é minha nova fonte preferida para caprichos doces e engarrafados. Tudo por causa de Tiktok.