PUBLICIDADE

CEO da Nvidia diz que o Reino Unido está em momento “Cachinhos Dourados”

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, descreveu o talento em inteligência artificial (IA) do Reino Unido como a “inveja do mundo”, destacando especificamente seus pesquisadores, universidades e startups. No entanto, ele afirmou que o país precisa de mais infraestrutura para desbloquear todo o seu potencial. “O Reino Unido está em uma situação ‘Cachinhos Dourados’”, com […]

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, descreveu o talento em inteligência artificial (IA) do Reino Unido como a “inveja do mundo”, destacando especificamente seus pesquisadores, universidades e startups. No entanto, ele afirmou que o país precisa de mais infraestrutura para desbloquear todo o seu potencial.

“O Reino Unido está em uma situação ‘Cachinhos Dourados’”, com boas condições para que empresas de IA prosperem, disse Huang em uma conversa com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, no início da London Tech Week, na segunda-feira (9). “Este é o maior ecossistema de IA do mundo sem sua própria infraestrutura.”

Os modelos de IA que alimentam ferramentas generativas como o ChatGPT exigem uma enorme capacidade computacional de grandes data centers para construir os modelos e processar as consultas de milhões de usuários ao redor do mundo. Esses data centers, por sua vez, precisam de abundância de eletricidade, água e outras infraestruturas.

Continua depois da publicidade

Reconhecendo o suporte necessário, Starmer anunciou nesta segunda-feira um investimento extra de £1 bilhão (US$ 1,4 bilhão) para “aumentar nossa capacidade computacional em um fator de 20” e melhorar a infraestrutura para o desenvolvimento da inteligência artificial no Reino Unido. O governo também anunciou uma parceria com a Nvidia para ajudar a treinar mais pessoas em habilidades de IA e expandir a pesquisa.

A Europa tem enfrentado dificuldades para competir com os EUA e a China na produção de empresas inovadoras de IA generativa e no desenvolvimento de data centers em escala comparável aos seus rivais. Huang está em uma turnê pelo continente esta semana, onde descreveu “inúmeras fábricas de IA sendo planejadas” na região. Ele também deve falar na VivaTech, em Paris, na quarta-feira, e visitará e se reunirá com líderes no Reino Unido, Alemanha, França e Bélgica.

“O que é bastante extraordinário e representa uma oportunidade incrível para o Reino Unido: a IA é uma tecnologia, mas também é uma infraestrutura porque afeta muitas indústrias simultaneamente”, disse Huang. “Como essa tecnologia é tão ampla e transformadora para cada indústria, ela será considerada uma infraestrutura, assim como a eletricidade foi.”

Continua depois da publicidade

A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (Financial Conduct Authority) também anunciou na segunda-feira que está criando um chamado sandbox regulatório para permitir que empresas financeiras experimentem com IA usando a tecnologia da Nvidia. Esses sandboxes permitem que empresas com novas ideias na interseção entre finanças e tecnologia testem seus produtos e serviços antes do lançamento completo.

A Liquidity, uma startup de empréstimos, também estabelecerá sua sede europeia em Londres e se comprometeu a investir £1,5 bilhão em empresas nos próximos cinco anos.

© 2025 Bloomberg L.P.

Infomoney – Conteúdo Original

Leia mais

PUBLICIDADE