Eu mal tinha apertado o meu caminho lendo os aperitivos em um bistrô de Chicago mal iluminado antes de desistirmos e meu amigo pegou o lindo candeeiro de mesa de bronze para usar como luz. Quando minha amiga pediu a um servidor para explicar um prato desconhecido, ela também esticou os olhos sobre o cardápio. Ninguém – diário ou equipe – poderia ver uma coisa.
Fiz uma prática comum de segurar velas votivas para decifrar o cardápio em barras de vinho do porão escuro e brilhando meu telefone destrancado em direção ao meu prato para ver o peixe em uma omakase de baixa iluminação. Do outro lado de mim, o rosto do meu encontro entra e sai da vista como um fantasma.
Com a iluminação deles, os restaurantes pretendem encontrar um equilíbrio entre a funcionalidade e o teatro imersivo, eles convidam os clientes por algumas horas. Infelizmente, os clientes e proprietários de restaurantes nem sempre concordam com o que constitui o suficiente.
“Por que a maioria dos restaurantes se sentam tão escuros?” perguntou a um redditor há alguns meses. Ambiente! Alguém respondeu em citações atrevidas. Alguns usuários suspeitos adivinharam que a escuridão escondeu a sujeira em pratos ou falhas na comida. Uma punhada de baixa iluminação defendida para ajudar a “definir o clima” ou criar um cenário mais “romântico”.
“Os espaços com pouca iluminação oferecem uma atmosfera privada e aconchegante, separada do nosso mundo cotidiano”, diz Whitney Walsh Cardozo, chef e proprietário do Chez Foushee Restaurant & Bar em Richmond, Virgínia. “Como cor, a iluminação afeta as pessoas.” Mas encontrar o equilíbrio entre a formação mundial sensual e a visibilidade suficiente para ler o menu é um negócio delicado. Chez Foushee complementa suas paredes verdes suaves com arandelas que lançam um brilho macio para cima. Um lustre de alabastro ilumina “apenas o suficiente da área do bar” e pequenas luzes de mesa emitem luz suficiente para ver o que está acontecendo, enquanto uma vela adicional em cada tabela estabelece o clima.
A iluminação precisa servir a vários propósitos. Há iluminação geral para definir o tom, a iluminação de tarefas mais brilhante para ajudar chefs e servidores a realizar seus empregos e acentuar a iluminação para chamar a atenção para certas áreas do restaurante ou o ambiente. Um holofote suave sobre uma mesa, velas de mesa de cera picada ou um lustre de flagrante acima do bar pode chamar a atenção dos clientes para elementos de design exclusivos ou submergir em uma sala de jantar sexy.
As luzes de sotaque são ótimas para estabelecer uma vibração, mas implantadas aleatoriamente, as coisas podem passar de sedutor para escuro-escuro.
Os profissionais da indústria geralmente se afastam em suas preferências de iluminação. Erin Boone, fundadora e designer principal da Boone Interiors, prefere a imersão de um restaurante escuro. Quando ela visita restaurantes que ela projetou depois que eles abrem, ela pensa rotineiramente que eles são muito brilhantes.
“Acho que isso é muitas vezes o resultado de ‘cair’ para os clientes que estão reclamando dos níveis de luz estarem muito escuros”, diz ela. Dependendo de quão receptiva é o cliente, ela pode trazê -lo à tona e convencê -los a ficar mais escura. “Todos os restaurantes devem ser projetados para iluminação ajustável que pode mudar ao longo da noite e também se esforçar à noite para limpeza”.