PUBLICIDADE

Galípolo elogia recuo sobre IOF e destaca agilidade de Haddad

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, elogiou nesta sexta-feira (23) a decisão do Ministério da Fazenda de recuar parcialmente do aumento do IOF sobre operações de câmbio, após forte reação do mercado financeiro. Durante participação virtual no XI Seminário Anual de Política Monetária, Galípolo destacou a rapidez da resposta do ministro Fernando Haddad. “Todo […]

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, elogiou nesta sexta-feira (23) a decisão do Ministério da Fazenda de recuar parcialmente do aumento do IOF sobre operações de câmbio, após forte reação do mercado financeiro.

Durante participação virtual no XI Seminário Anual de Política Monetária, Galípolo destacou a rapidez da resposta do ministro Fernando Haddad. “Todo mundo precisa louvar e reconhecer que o ministro, em poucas horas, suprimiu a medida — antes mesmo da abertura do mercado — após ouvir a sociedade. Cabe a todos nós reconhecer a agilidade com que a Fazenda atuou”, afirmou.

A revisão foi anunciada na noite de quinta-feira (22), depois que agentes do setor financeiro expressaram preocupação com o possível impacto negativo da nova alíquota sobre remessas internacionais e aplicações no exterior.

Entre os pontos revistos:

  • Foi mantida em 1,1% a alíquota do IOF sobre remessas destinadas a investimentos no exterior, como originalmente vigente.
  • A alíquota sobre aplicações de fundos brasileiros no exterior segue em 0%, revertendo o aumento proposto de 3,5%.

Apesar do recuo nesses pontos, outras mudanças previstas no pacote de ajustes fiscais permanecem em vigor, e o governo ainda projeta arrecadar R$ 18 bilhões em 2025 com as alterações no IOF.

Infomoney – Conteúdo Original

Leia mais

PUBLICIDADE