Alguns egos do sexo masculino, como haste lindamente criados, são frágeis. Mas seria bobo deixar essa fragilidade ditar seu pedido de barra, certo? Aparentemente não.
O uísque é o espírito de um homem, enquanto as mulheres só podem saborear cosmopolitas? O que se qualifica como uma bebida “viril” ou “feminina”? Conversamos com barmen em todo o país e perguntamos com que frequência as noções de masculinidade e feminilidade jogam em ordens de bebidas. E aparentemente, é muito.
Embora alguns possam considerar isso inócuo, ele fala de uma psicologia por trás do consumo e da identidade que é menos sobre o que alguém realmente gosta do que o que eles pensam que deve gostar ou parecer durante uma noite.
Alguns argumentam que é uma coisa geracional – equivaler a martinis e coquetéis de champanhe com o Rat Pack ou Cocksure Secret Agent, James Bond. Dezenas de tópicos do Reddit e Quora dedicados à indústria da hospitalidade mencionam a frequência do pedido, enquanto algumas plataformas digitais a tomaram para qualificar o que é um “coquetel masculino”.
“Acho que os homens são muito mais sensíveis a ter sua identidade ameaçada”, diz Liv Dehainault, barman da Maxwells negociando no bairro de Chicago em Fulton Market.
“Antes de trabalhar na Maxwells, recebi (essa pergunta) pelo menos uma vez por semana”, diz ela. “Lembro-me de tantas conversas específicas de gênero em torno de ‘óculos femininos’-sempre voltaria a isso: ‘Eu não preciso de um copo com babados’.”
Os chamados óculos femininos, de acordo com DehainAult, tendem a ser Stemware-especificamente os óculos de martini e cupê. Enquanto isso, mais espesso, mais pesado e mais curto, como rochas ou copos collins/highball, são vistos como mais masculinos. Copos de vinho, copos de furacão com hastes mais curtas, até flautas geralmente não são gatilhos.
“Os 75 franceses estão no meio de tal ressurgimento, mas a quantidade de homens adultos que insistem em derramar carros laterais em um vidro mais curto é louco”, diz ela. “É servido sem gelo, esse é o objetivo do caule. Você quer beber uma bebida quente?”
Além da temperatura preferida, os profissionais são rápidos em observar que as preocupações com a percepção visual se transformam em perguntas sobre o serviço.
“Se eu derramar seu cosmo de um copo de cupê de cinco e meia em um copo à moda antiga, parecerá que você tem duas onças de líquido”, diz Brett Esler, gerente de bar da Golden Ace em Austin, TX. “O hóspede perguntará: ‘Por que minha bebida não está cheia todo o caminho?‘ Você se encontra discutindo com os convidados em círculos e o tempo é essencial atrás do bar. ”
“Talvez seja uma coisa geracional”, sugere Esler. “Não me lembro de nenhuma instância em que tenha um cronômetro velho pedindo um vidro menos feminino”, diz ele. “É insegurança? Você é apenas uma criatura de hábito e não tem a mente aberta o suficiente para tentar algo diferente? Se James Bond pode beber de um copo de martini, você também pode.”
“Eu e meus meninos não lutamos com a masculinidade tóxica”, diz James Carpenter, um “prefeito” auto-denominado do bairro de Chicago em Bucktown. “Eu bebo os ocasionais martini de café expresso em um copo de martini. Conheço a diferença entre uma flauta de champanhe e um cupê. Eles têm suas funções.”